domingo, 24 de maio de 2009

Torneio de damas - 2.ª eliminatória


Por sugestão de um aluno-monitor, organizámos, pela primeira vez, um torneio de damas no Centro de Recursos. Inscreveram-se vinte e oito alunos e durante o mês de Maio, nas horas de almoço, jogou-se a 1.ª eliminatória. Quinta arranca a segunda fase, com oito finalistas. Tem sido interessante verificar o entusiasmo dos alunos em relação a este jogo e a concentração que lhe dedicam.
Um agradecimento ao professor Rui Elisiário pelo apoio que prestou na organização.
História do jogo de damas
. Por incrível que possa parecer, as damas têm sido o passatempo preferido de muitas civilizações ao longo da história. Inicialmente conhecida como “Alquerque” e com características muito semelhantes às actuais, terá passado pelas mãos dos antigos egípcios, teve uma menção honrosa nos escritos de Plutão e Homero, chegando ainda à Índia.
. No entanto, o jogo de damas como o conhecemos hoje deve-se muito provavelmente aos franceses, que terão juntado as regras e as peças do “Alquerque” ao tabuleiro que é actualmente utilizado. Para além disso, alteraram o nome para “Freses”, uma denominação que foi substituída por “Jeu de Dames” no século XV. Desde então, gozou de uma popularidade crescente, que levou o jogo aos quatro cantos do mundo, onde os diferentes povos foram baptizando-lhe com nomes distintos e criando pequenas variantes do jogo, atribuindo às damas regras e regulamentos muito próprios.
. O primeiro campeonato mundial de damas ocorreu em Inglaterra, no ano 1847, onde o jogo foi conhecido como “Draughts”. Quando chegou ao continente americano recebe o nome de “Checkers”, que se mantém ainda hoje.
. Em 1978 nasceu, em Portugal, a Federação Portuguesa de Damas, órgão que, movimentando cerca de 450 atletas, promove diversos campeonatos, incluindo a Taça de Portugal.

Sem comentários: