Foi gratificante constatar o que as 33 escolas envolvidas conseguiram desenvolver, com o apoio das respectivas equipas e órgãos de gestão, no domínio da promoção da leitura.
Cada uma das escolas participou num painel, apresentando uma parte do trabalho realizado (ver imagem). No átrio de entrada encontrava-se uma exposição com posters referentes ao trabalho de cada escola (ver imagem).
Representando os parceiros ingleses, do programa inglês Reading Connects, estiveram Chris Lamb e Louise Kandik. Foi recompensador, no balanço final, ouvi-las destacar, entre as ideias que levarão para o seu país, o “selo de qualidade” que implementámos na nossa escola, com a actividade “Consultório de livros”!
O encontro serviu também para “passar o testemunho” a 30 novas escolas que integrarão o projecto. No caso do nosso concelho, será um prazer contar com a “vizinhança” do Agrupamento de Escolas de Mafra. Bem-vindos!
A finalizar o encontro, cada uma das 33 escolas “pioneiras” recebeu uma placa que certifica a participação do Agrupamento no projecto e que em breve afixaremos na escola-sede.
Como balanço final, cabe-me agradecer a todos aqueles que contribuíram para que este projecto fosse bem sucedido na nossa escola e, também, em relação a algumas actividades de Agrupamento. Como balanço final, apetece-me regressar ao “slogan” que criámos internamente para divulgar o projecto:"Nós estamos aLer+! E tu…?”
"O Projecto aLeR+ foi lançado em Junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria do com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.
O objectivo central é colocar a leitura e o prazer de ler, no centro do Projecto Educativo de Escola.
O projecto foi lançado em 33 escolas/agrupamentos com práticas já reconhecidas de promoção da leitura e tem uma abrangência nacional.
O alargamento do projecto será feito de forma gradual, permitindo o crescimento sustentado da rede aLeR+.
A sustentabilidade deste projecto assenta também na responsabilidade e participação das direcções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes e não docentes, dos alunos, das famílias e das bibliotecas públicas.
Linhas orientadoras do projecto:
- Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos.
- Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, funcionários e também pais, bibliotecários, animadores, autarcas, etc...
- Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa.
- Estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler.
- Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar.
- Partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas do projecto aLeR+."
in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/560.html (consultado a 05/07/09)
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