quarta-feira, 5 de maio de 2010

Encontro com voluntários




Foi na passada sexta-feira, que tivemos o prazer de receber o Jacinto e o Francisco, ambos ligados, há cerca de 20 anos, a um grupo e voluntários que desenvolve apoio à Guiné-Bissau (http://www.solidariedadeguinebissau.com/ ).
2010 foi declarado "Ano Europeu de combate à pobreza e à exclusão social" e decidimos associar-nos a esta efeméride auxiliando um projecto que nos oferece toda a confiança. Um grupo de voluntários ( a pretexto de "férias solidárias") apoia um país onde a pobreza prevalece, mas têm contribuído para que se faça sentir um pouco menos.
Iniciámos uma campanha de angariação de material escolar e livros a que chamámos "De escola para escola - aos alunos da Guiné-Bissau". Durante o mês de Maio as turmas recolhem os materiais, com a certeza de que em Agosto chegarão a muitos alunos da Guiné-Bissau.
No encontro participaram os delegados e sub-delegados que tiveram oportunidade de ouvir relatos impressionantes destes voluntários, ver fotos e colocar questões. As carências são muitas, mas conforta-nos saber que é um povo que gosta bastante dos portugueses e que, apesar do sofrimento, persiste em enfrentar a vida com alegria.
Há muitas necessidades. Quem quiser contribuir pode fazê-lo oferecendo, por exemplo, resmas de papel que muita falta fazem nas escolas.
Há que agir, face aos problemas, como dissemos no cartaz de divulgação, "temos as nossas mãos". Contamos convosco!

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito deste envento em bora não estar lá; as minhas colegas Susana e Fabiana (delegadas de turma) foram e hoje em formação civica contaram-nos o que viram e ouviram.
aprendi um pouco mais!
uma coisa que vi que acho que é importante é que as pessoas da Guiné Bissau são como irmans umas para as outras

André Pereira, 6ºB, Nº5