terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Encontro sobre voluntariado


"E que posso eu fazer?"  Foi este o mote de partida para uma reflexão acerca do voluntariado.


Refira-se que o nome do encontro baseou-se num livro com título homónimo,  lido ao longo da sessão pela Educadora Ana França (na imagem vemos também o testemunho oferecido a todos os oradores).

 Surgiram várias respostas, com propostas de voluntariado local na Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, nomeadamente com o projeto Juvecórdia (na imagem vemos a Dra. Ana Correia e a Dra. Ana Teresa que nos apresentaram esta ideia).
 Na escola também temos voluntários, nomeadamente os alunos-monitores que colaboram semanalmente no Centro de Recursos Poeta José Fanha. A Patrícia Guedes representou esse grupo de alunos, partilhando o seu testemunho.


A Fundação João XXIII regressou à nossa escola e, uma vez mais, o Rui Fiúza e o Jacinto Filipe falaram-nos da ação que um grupo de voluntários desenvolve na Guiné, apoiando diversas instituições locais, como escolas. Sabem que estes voluntários fazem férias solidárias, pagando para ajudar outros...? Aproveitámos e fizemos uma pequena recolha de material  escolar que será enviado esta semana para a Guiné.


A Isabel Lopes (voluntária e encarregada de educação de dois alunos da nossa escola) falou-nos do que faz como voluntária no Centro Social e Paroquial do Milharado, deixando-nos ideias de pequenos gestos que podemos fazer e que são grandes ajudas. 
Ficou o convite para visitarmos, por exemplo, o Centro de Dia.
Ah, e o tempo afinal chega para tudo, como nos mostrou a Isabel, uma pessoa muito ocupada, mas que gere  muito bem o seu tempo.:) Querer é poder!
Porque o voluntariado não é só social, também pode ser cultural, a Educadora Ana França, (além de nos encantar com a leitura do livro referido), falou-nos da sua experiência como voluntária na Biblioteca Municipal de Mafra. Sabiam que nos podemos inscrever numa bolsa de voluntariado da Câmara Municipal de Mafra? 

A professora Maria do Céu  Pombinho (responsável pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na nossa escola) divulgou, ainda, o voluntariado que pratica na Cruz Vermelha.

Na assistência (que teve oportunidade de colocar algumas questões) estiveram alunos representantes de todas as turmas, o grupo de alunos-monitores, elementos  da Associação de Pais, professores,... Aos oradores, o nosso agradecimento pelo testemunho  que nos proporcionaram e pelo entusiasmo revelado!
 Como diz o título de um outro livro que apresentámos, 
"Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar"!

Sem comentários: