domingo, 26 de julho de 2009

Dia dos Avós

Num dia em que se celebram os laços de sangue que temos (mesmo aqueles que já os perderam fisicamente...) com os avós, deixamos aqui a recomendação de um livro muito bonito e que apela a essa ligação mágica e intemporal.






LIVRO DA AVÓ Luís Silva (texto e ilustração)
Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2008

"O Livro da Avó resgata memórias de ternura: das festas com coca-cola, das brincadeiras com os primos, dos passeios e da varanda com o mar como horizonte. Grande, velhinha e enrugada como a maioria das avós. E quando já somos grandes e nos lembramos percebemos a falta que nos fazem."





in http://www.edicoesafrontamento.pt/ (consultado a 26/07/09)

sábado, 18 de julho de 2009

Livros à Beira-Mar

A feira do livro está de regresso à Ericeira. Não está muito boa para os amantes de alfarrábios mas está optima como livraria sazonal. Muitos e bons livros, a bom preço. E quem busca pode sempre ser recompensado com umas surpresas. A feira está situada nos jardins ao pé da Ermida de S. Sebastião.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Escola "aLer+"



Tal como noticiámos aqui anteriormente, no Encontro final "aLer+", cada uma das 33 escolas recebeu uma placa que assinala a participação no Projecto.
Cá está ela, afixada, simbolicamente, no átrio de entrada da escola-sede, já que agora, oficialmente, todo o Agrupamento está "aLer+"!

domingo, 12 de julho de 2009

"Em 2009 ler é que nos move!", incluindo nas férias!
Podemos viajar para lugares onde nunca imaginámos chegar, inclusive no tempo...

Divulgamos aqui a animação Um livro estranho (Festival International du Film d'Animation. Annecy, 2005), que nos comprova isso mesmo.
Os devidos agradecimentos aos nossos vizinhos do blogue Nas asas do sonho (em especial à professora Dália Santos) por nos terem dado a conhecer estes desenhos, bem animados!


domingo, 5 de julho de 2009

Encontro final aLer+




Nos dias 03 e 04 estivemos reunidos, no Centro Cultural de Belém, com todas as outras 32 escolas que participaram, tal como a nossa, no lançamento e desenvolvimento do projecto aLer+. Este encontro final permitiu dar visibilidade, divulgação e efectuar troca de ideias, não só entre as equipas portuguesas, mas também com os parceiros ingleses.
Foi gratificante constatar o que as 33 escolas envolvidas conseguiram desenvolver, com o apoio das respectivas equipas e órgãos de gestão, no domínio da promoção da leitura.
Cada uma das escolas participou num painel, apresentando uma parte do trabalho realizado (ver imagem). No átrio de entrada encontrava-se uma exposição com posters referentes ao trabalho de cada escola (ver imagem).
Representando os parceiros ingleses, do programa inglês Reading Connects, estiveram Chris Lamb e Louise Kandik. Foi recompensador, no balanço final, ouvi-las destacar, entre as ideias que levarão para o seu país, o “selo de qualidade” que implementámos na nossa escola, com a actividade “Consultório de livros”!
O encontro serviu também para “passar o testemunho” a 30 novas escolas que integrarão o projecto. No caso do nosso concelho, será um prazer contar com a “vizinhança” do Agrupamento de Escolas de Mafra. Bem-vindos!
A finalizar o encontro, cada uma das 33 escolas “pioneiras” recebeu uma placa que certifica a participação do Agrupamento no projecto e que em breve afixaremos na escola-sede.
Como balanço final, cabe-me agradecer a todos aqueles que contribuíram para que este projecto fosse bem sucedido na nossa escola e, também, em relação a algumas actividades de Agrupamento. Como balanço final, apetece-me regressar ao “slogan” que criámos internamente para divulgar o projecto:"Nós estamos aLer+! E tu…?”




"O Projecto aLeR+ foi lançado em Junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria do com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project.
O objectivo central é colocar a leitura e o prazer de ler, no centro do Projecto Educativo de Escola.
O projecto foi lançado em 33 escolas/agrupamentos com práticas já reconhecidas de promoção da leitura e tem uma abrangência nacional.
O alargamento do projecto será feito de forma gradual, permitindo o crescimento sustentado da rede aLeR+.
A sustentabilidade deste projecto assenta também na responsabilidade e participação das direcções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes e não docentes, dos alunos, das famílias e das bibliotecas públicas.
Linhas orientadoras do projecto:





  • Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos.


  • Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, funcionários e também pais, bibliotecários, animadores, autarcas, etc...


  • Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa.


  • Estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler.


  • Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar.


  • Partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas do projecto aLeR+."


in http://www.rbe.min-edu.pt/np4/np4/560.html (consultado a 05/07/09)









quinta-feira, 2 de julho de 2009

Catálogos de todas as Bibliotecas do Concelho disponíveis!







Na segunda-feira as Bibliotecas (escolares e municipais) do concelho viveram um momento histórico, assinou-se o protocolo que institucionaliza a Rede de Bibliotecas de Mafra. O acto decorreu no "Salão Nobre" dos Passos do Concelho, pois envolve uma cooperação entre a Câmara Municipal de Mafra (através das Bibliotecas Municipais) e o Ministério da Educação (através do programa da Rede de Bibliotecas Escolares), daí termos contado também com a presença da sua Coordenadora Nacional - a Dra. Teresa Calçada. Assinaram também o Protocolo os vários Directores de Agrupamento e da Escola Secundária José Saramago.



Este acto permitiu a criação de um portal (ver aqui), onde se salienta a disponibilização de todos os catálogos das Bibliotecas Escolares e Municipais, ou seja, se necessitarmos, por exemplo, de um livro podemos consultá-lo e ficaremos a descobrir que, caso não exista na nossa escola, talvez o encontremos na escola ao lado.



Depois de um ano de trabalho, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Mafra congratulou-se por mais esta etapa de consolidação da chamada Sociedade da Informação e Conhecimento!