Biblioteca digital

Há vários livros, em português, que se podem ler em linha e descarregar para os nossos PC... E muitos deles são gratuitos. Procurem nestas Bibliotecas!






Pequena biblioteca de títulos infantis da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura. Não permite o download, mas apenas a leitura no ecrã do dispositivo usado para aceder.




Sítio de promoção da leitura, com forte componente lúdica. Permite a leitura de diversos livros infanto-juvenis recentes, em versão completa.







O sítio está dividido em nove zonas geográficas e culturais onde poderá encontrar mapas e cartografias, livros e manuscritos, gravuras e fotografias, filmes e gravações sonoras, entre outros documentos.





Sítio que reúne documentos, livros, objectos museológicos, filmes e pinturas provenientes das coleções de diversas bibliotecas e museus europeus.





Na Biblioteca Digital do Instituto Camões é possível visualizar, e nalguns casos descarregar para o computador, milhares de obras em português, tanto de autores nacionais como de autores sul-americanos e africanos.
Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner, Ruben A., Eduardo Lourenço, Urbano Tavares Rodrigues, José Rodrigues Miguéis, Fernando Pessoa e Júlio Dinis são apenas alguns dos autores lusos com obras digitalizadas nesta biblioteca que também acolhe autores estrangeiros como Jorge Luís Borges (Argentina) ou Fábio Mendes (dramaturgo brasileiro) entre outros.



Biblioteca Nacional - http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

A versão digital da Biblioteca Nacional oferece milhares de livros do domínio público (cujos direitos de autor já caducaram). Neste momento serão cerca de 1000 em português.



 "Domínio Público" - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp


O portal "Domínio Público", lançado em 2004 pelo ministério da educação brasileiro, oferece, além de obras literárias, o acesso a música erudita, vídeos e imagens de acesso livre, num total que está perto de chegar aos 200 mil ficheiros.





Virtual Books - http://www.virtualbooks.com.br/v2/capa/

É um portal brasileiro com centenas de livros em português tanto de autores de Portugal como de autores brasileiros ou do estrangeiro (neste caso traduzidos para português). 


Google Books - http://books.google.com/

Oferece a possibilidade de consulta e leitura de livros em linha.  Se o livro estiver protegido por direitos de autor é possível visualizar apenas algumas páginas do livro. Mas se a editora tiver dado autorização, nalguns casos, pode  aceder-se ao texto integral. Se for uma obra do domínio público, poderá transferir-se livremente uma cópia em formato PDF.



Projeto Gutenberg - http://www.gutenberg.org/

Projecto Gutenberg disponibiliza já centenas de livros de autores portugueses em domínio público, sendo que a maior parte das obras data do século XIX e da primeira metade do século XX, constando nesta lista obras míticas como o Manifesto anti-Dantas de Almada Negreiros e os dois exemplares da revista de literatura Orpheu (1915). 


Sem comentários: