sexta-feira, 14 de março de 2008

A data da Páscoa

A data da Páscoa cristã do Ocidente foi estabelecida no Concílio de Niceia (325 E. C.) e reformulada pelo papa Gregório XIII, em 1528, aquando da introdução do Calendário gregoriano. Ocorre sempre no domingo a seguir à Lua Cheia do Equinócio da Primavera, fixado em 21 de Março.Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Assim, este ano a Páscoa ocorre logo a seguir ao equinócio e só voltaremos a ter uma Páscoa tão cedo como este ano em 2228, ou seja, daqui a mais de 200 anos.
A última vez que a Páscoa foi assim tão cedo foi em 1913.
Em 2285 será ainda mais cedo, isto é, em 22 de Março.
O último ano que foi em 22 de Março foi em 1818.
Conclusão: esta é, para nós, a Páscoa que passaremos mais cedo em toda a nossa vida. Aproveitem-na bem e que seja uma Santa e Boa Páscoa. Ad multos annos!
E boas férias!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue.

Vimos o vosso vídeo e a nossa sugestão era que o usassem (ou outro) e participem no BiblioFilmes.

Agradecíamos ainda que pudessem divulgar junto dos vossos alunos, professores e visitantes o Concurso de vídeos no YouTube "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!".

O QUÊ?
O concurso BiblioFilmes pretende lançar um desafio à Comunidade da Língua Portuguesa a fazer um "filme" (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e/ou livros.

PARA QUEM?
Professores, Alunos, Funcionários de Bibliotecas, ... - na verdade, qualquer pessoa que goste da sua Biblioteca (Pública, Escolar, privada).

Todos estão convidados a fazer um vídeo sobre a sua biblioteca preferida e/ou livro!

QUANDO?
Realização e envio dos filmes- até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil) Período de votações- até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

PARA SABER MAIS?
Visitem o nosso blogue http://bibliofilmes.blogspot.com ou o sítio oficial em http://BiblioFilmes.com

Boas férias e Páscoa!

ps. podem ainda nomear/divulgar o vosso blogue nos Prémios Blibie, que têm uma secção para as Bibliotecas Escolares.

O endereço é http://blibie.blogspot.com

Elsa Sequeira disse...

Olá!!!

Por acaso já sabia...e também estou a pensar em publicar (recebi por mail), é muito interessante e a maior parte das pessoas não t~em conhecimento...

Venho convidar-te a passares no - EU ESTOU AKI - há por lá um novo espaço para conhecer! Aparece!!

beijinhos