segunda-feira, 21 de abril de 2008

Bookcrossing: "Faz do mundo inteiro uma Biblioteca"


Este é o lema de um movimento internacional, mas já com uma "morada virtual" em Portugal (encontrem-na em baixo), que pretende colocar os "livros à solta"... Curiosos?
Também os cerca de 30 alunos do 9.º ano que tiveram oportunidade de assistir hoje à palestra dinamizada pela Dra. Leonor Barros (docente na Escola Secundária José Saramago), bookcrosser desde 2003.
Com um entusiasmo contagiante, a comunicadora mostrou-nos que a Internet pode ser um meio de libertar livros e fazê-los circular entre pessoas que nem sequer se conhecem.
A sessão contou, além da apresentação do movimento, com o esclarecimento de dúvidas colocadas por uma audiência atenta e , no final, a professora ofereceu-nos um livro, propondo-nos que façamos um bookring.
Voltaremos a este assunto brevemente, mas, para melhor entenderem a dinâmica deste movimento aconselhamo-vos a consulta do site de apoio em português e que visionem uma reportagem (Youtube) da RTP, que contou com a participação da nossa oradora.
Obrigada, Leonor, por nos "teres prendido" a atenção, mostrando, em vésperas do 25 de Abril, que também há livros que precisam de liberdade!


http://www.bookcrossing-portugal.com/

http://www.youtube.com/watch?v=JkZIn2lIVhw

3 comentários:

LBarros disse...

Foi um prazer. Obrigada pela forma carinhosa com que me receberam. Mais uma agradecimento no blogue do nosso CRE.

Anónimo disse...

Sim, eu pelo menos estou curioso, tanto que ja me inscrevi no site e tenho 1 livro registado e penso registar mais...
Foi bom a palestra, pois deu-nos a conhecer um novo meio de leitura, por assim deizer. Sendo a internet o próprio meio para os alcançar!

Gostava de participar no bookring.

Centro de Recursos Poeta José Fanha disse...

Confirma-se, foste contagiado!
Vou tentar que, na próxima semana, avancemos com o nosso bookring.
Prof. Jacqueline