quinta-feira, 17 de abril de 2008

Livros e Saúde


Aproximam-se a Feira e o Dia do Livro. Se leram apenas o título desta "posta" devem ter ficado a pensar que se trata apenas do discurso acerca de mais algum livro sobre "como ter uma alimentação correcta e saudável" ou "como emagrecer sem fazer exercício físico" ou ainda que "ler faz bem à saúde". Mas não, trata-se duma coisa mais prosaica. Certamente já tiveram o prazer de percorrer as estantes duma livraria ou duma biblioteca, só para ver os títulos ou as novidades; aliás às vezes acontece-me comprar um livro pelo título e capa sugestivos. É um risco , mas também uma aventura que, por vezes, nos traz boas surpresas. Então, ao percorrer as ditas estantes dou por mim ao fim de uns minutos com dores no pescoço e umas tonturas pouco saudáveis. Agora a minha questão é:
já que fizeram um Acordo Ortográfico (escusadamente, na minha opinião) não podiam fazer também uma lei que obrigasse as editoras a pôr os títulos dos livros, na lombada, todos escritos da mesma forma?
É que não dá jeito nenhum estarmos sempre a virar a cabeça para a esquerda ou para a direita conforme a direcção e orientação do nome do livro na lombada. Os torcicolos não são nada práticos quando precisamos de atravessar a rua.

2 comentários:

Artur Coelho disse...

Um pormenor que parece menor, mas bem importante! Também me irrita ter de torçer a cabeça para ler as lombadas dos livros.

Anónimo disse...

Apesar de tudo,ler não engorda, como tal recomenda-se! Zé, vale a pena o esforço,porque estou certa que já decsobriste, após "esses sofrimentos" livros que te tocaram...
Jack