quinta-feira, 17 de abril de 2008

Maratona da Poesia - Relato

Para que serve a poesia?
Serve para haver poesia.
Para o homem ser um homem.”

Álvaro Magalhães, in O Brincador.


Apetece dizer que a poesia também serve para correr…pelas palavras, pelos livros, pelos olhares e lugares que nos levam de viagem ao coração.
Foi uma dessas corridas que aconteceu na EB 2,3 da Venda do Pinheiro.
Pela terceira vez consecutiva, o Centro de Recursos Poeta José Fanha organizou a Maratona da Poesia, no dia 9 de Abril de 2008.
Concorrentes alinhados, deu-se início à partida pelas 10h, com a Presidente do Conselho Executivo, a professora Conceição Gregório. Esta primeira atleta partilhou versos de Luísa Ducla Soares, Eugénio de Andrade e José Fanha, os primeiros nomes registados no “Mural dos Poetas” .
O testemunho da maratona, um ramo simbólico, feito com pedaços de vime e cobre, foi passando de mão em mão ao longo das quase quatro horas marcadas pela adrenalina, mas sobretudo pelo gosto de oferecer e receber palavras plenas de significado e emoções.
Participaram alunos, professores e funcionários da escola organizadora, bem como da EB 1 da Venda do Pinheiro, e da EB1 e JI da Póvoa da Galega.
Todos os atletas receberam o poema do qual se transcreveram os versos supracitados.
Poemas colectivos, poemas escritos pelos alunos, poemas consagrados, ou não, todos tiveram lugar nesta iniciativa que se quer ver repetida mais vezes. Com versos e suor. Vamos já começar o aquecimento?

Professora Maria João Silvestre

Sem comentários: