segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dia 2 há cinema no Centro de Recursos!

Assinalando o Dia Mundial da Criança (para aqueles que se conseguem lembrar da criança que há dentro de si...), projectaremos na próxima segunda-feira a curta-metragem premiada - "A maior flor do mundo" - baseada na obra escrita pelo Prémio Nobel da Literatura – José Saramago.
Todos aqueles que desejarem assistir devem levantar, durante esta semana, o convite no Centro de Recursos.

O filme tem a duração de 10 minutos e será exibido, no Centro de Recursos, para toda a comunidade, em dois horários:
o Intervalo da manhã (10h10-10h20)
o Hora de almoço (12h30-12h40)


Deixamos um guia de leitura da obra.


Guia de leitura


Título
A maior flor do mundo


Autor
José Saramago

Vale a pena ler este livro porque… confirma que a dedicação às “coisas e causas” é fonte de alegria.


Biografia
Filho e neto de camponeses sem terra, JOSÉ SARAMAGO nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione, como data do nascimento, o dia 18. Seus pais emigraram para Lisboa quando ele não perfizera ainda dois anos de idade. A maior parte da sua vida decorreu portanto na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas, e às vezes prolongadas, as suas estâncias na aldeia natal. Fez estudos secundários (liceal e técnico) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas outras profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance (Terra do Pecado), em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar, até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante cerca de um ano, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, desde 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do jornal Diário de Notícias. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Em Fevereiro de 1993 passou a dividir o seu tempo entre a sua residência habitual em Lisboa e a ilha de Lanzarote, no arquipélago de Canárias (Espanha). Está casado com Pilar del Río.
Prémio Europeu de Comunicação Jordi Xifra Heras (Girona) 1998Prémio Nacional de Narrativa Città di Pienne (Itália) 1998Prémio Nobel de Literatura 1998Prémio Camões 1995Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores 1995Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores 1993
In
http://html.editorial-caminho.pt/show_autor__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D32198__q236__q30__q41__q5.htm



Sinopse (resumo da obra)
Sabia que José Saramago tinha escrito um livro para crianças (dos 7 aos 77, como costuma dizer-se, porque estes livros, se bem que recomendados para os mais novos, não têm, por assim dizer, "limites de idade") ? "A Maior Flor do Mundo" conta a história de um menino que vai até ao fim do mundo para salvar uma flor. Ou ainda, como diz o Nobel da Literatura, é "uma proposta para as crianças reinventarem outras histórias". As ilustrações são de João Caetano.
In
http://www.webboom.pt/ficha.asp?id=68574


Recensão (crítica acerca da obra)
A Maior Flor do Mundo
é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor conta-nos que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".
http://www.submarino.com.br/
In
http://biblioteca.eb123-colmeias.rcts.pt/sugestao_leitura/sugestao_leitura.htm


Mais obras deste autor no centro de recursos
História do cerco de Lisboa, Memorial do convento, O ano da morte de Ricardo Reis, O evangelho segundo Jesus Cristo

Ligações a propósito
http://www.instituto-camoes.pt/encarte/hommundlsarmg.htm
Página do Instituto Camões onde se divulgam várias homenagens realizadas ao autor, em diversos pontos do mundo, aquando da atribuição do Prémio Nobel.
http://bibliofilmes.blogspot.com/2008/05/maior-flor-do-mundo-de-saramago-no.html
Através desta entrada num blogue é possível aceder à versão cinematográfica da obra divulgada no You Tube.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns CR pelas vossas excelentes iniciativas!

Paula

Anónimo disse...

Antes de mais, muitos parabéns pelo modo original e bonito como vão comemorar o Dia Mundial da Criança! Bem hajam por associarem, de forma tão criativa, os livros, particularmente este - dedicado às crianças de todas as idades - ao dia 1 de Junho!

Quero também, humildemente, convidar-vos a espreitarem o blogue da Biblioteca da minha escola (cuja equipa integro)... é que "copiei" a vossa ideia!... Não sem antes solicitar respeitosamente autorização à Coordenadora, Prof. Jacqueline Duarte!
Prof. Dália Santos
http://www.osonho-condeourem.blogspot.com