sábado, 3 de maio de 2008

Vamos jogar?



Jogar... de graça?

Os jogos de computador são uma das maiores fontes de divertimento da actualidade. Os jogos, como indústria, movem milhões de euros, baseados na proliferação de jogos para todos os gostos e públicos-alvo. Neste universo encontramos de tudo, desde jogos moralmente questionáveis como o Grand Theft Auto, verdadeiros mundos virtuais como o Second Life (acessível apenas a maiores de doze anos), jogos educativos, jogos destinados ao público infantil, jogos massivos de estratégia, infinitas variações de jogos clássicos... listar todas as variedades seria um trabalho sem fim.

Jogar é um passatempo caro. Os jogos estão sempre na crista da onda da tecnologia digital, exigindo sempre os melhores recursos na busca de ambientes cada vez mais realistas (hiperreais, na verdade). As plataformas - PSP, PlayStation, XBox, Gameboy e um PC bem "artilhado" não são baratas, e os jogos originais têm preços elevados. Como fugir a estes gastos?

Normalmente, pirateia-se o jogo. Esta alternativa é errada: piratear é, para todos os efeitos, roubar. Embora os jogos sejam muito caros, a verdade é que movem enormes equipes de programadores, designers e artistas que devem ser justamente recompensados pelo seu trabalho. Piratear é uma solução éticamente irresponsável.

A solução ética passa pelo universo do Open Source, o software livre. Este tipo de software é publicado na internet, livre para todos. E, claro, os programadores que desenvolvem software livre também já olharam para os jogos.

Nesta página - Top 25 Linux Games encontram-se os melhores jogos livres publicados para linux. Têm em comum ser gratuitos, existirem em versões Windows, e surpreendem pelo seu grafismo e complexidade, que estão ao nível dos jogos comerciais. De todos os jogos, destaco alguns já experimentados: o TORCS - The Open Source Racing Car Simulator, cheio de pistas desafiantes e carros de sonho para experimentar; o Mania Drive, um jogo de corridas surpreendente que só peca por o carro ser um Clio e não um XAD, com uma física realista e banda sonora "a abrir"; e o AlienArena, jogo estilo Quake com cenários fantásticos e uma jogabilidade surpreendente. Todos estes jogos são gratuitos, e estão à distância de um download.

Experimentem estes jogos, e descubram como podem jogar sem gastar dinheiro... e sem piratear jogos comerciais. Se quiserem descobrir mais jogos gratuitos, a wikipédia tem uma lista de jogos open-source.

Sem comentários: