quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Coração de Edmundo de Medicis (1846)

























Ilustrações de ALFREDO IBARRA
CORAÇÃO _ Edmundo de Amicis
«Dedicatória do autor__ Este livro é destinado às crianças que vão à escola elementar e que se encontram entre os nove e os dez anos. Poderia chamar-se "História dum ano escolar, escrita por um aluno duma escola primária de Itália".Ao dizer "escrita por um aluno" não quero afirmar que essa criança a tenha escrito tal como vocês a ides ler. Ele escrevia no seu caderno o que tinha visto, sentido e pensado na escola e fora dela; seu pai, no fim do ano, escreveu este livro valendo-se dessas notas, procurando não alterar o sentido e conservando, quanto possível, a linguagem de seu filho. Quatro anos depois, sendo já aluno do Instituto, o rapaz leu-o, valendo-se da recordação ainda fresca que tinha das pessoas e das coisas, acrescentou algo por sua conta.
Lede este livro meninos. Parece-me que vos agradará e que vos pode ser útil».
Autor: DE AMICIS, Edmondo, 1846-1908

Título: Coração / Edmundo de Amicis ; trad. de Henrique Martins ; il. Alfredo IbarraEdição: 3ª edPublicação: Amadora : Bertrand, 1977

Descrição física: 255 p. : il. ; 18 cmColecção: (Histórias ; 17. Selecção)CDU: 850-31 De Amicis, Edmondo
Cota: 82-93 HIS BMCP4 P4/2713

Tipo de documento:Texto impressoPaís de publicação:PTAmadora

Este livro segundo esta edição, contém cerca de 250 ilustrações monocromáticas (na minha opinião) fantásticas!!! de Alfredo Ibarra.O mais curioso é que esta preciosidade foi comprada recentemente numa loja de «velharias» por uma simples moedinha de 0,50 euros. O livro estava numa parteleira cheio de pó junto de tantos outros... Um desses livros trata-se também de uma outra versão de «Coração» diferente desta nas ilustrações que são cheias de cor e com um grafismo completamente diferente. Brevemente voltarei a apresentar essa versão e o respectivo autor ou ilustrador que igualmente me deixou de boca aberta e deslumbrada com o seu precioso trabalho! Deixo-vos aqui estas imagens para vos influenciar... Procurem se lá por casa também existem «livros esquecidos e cheios de pó» à espera de serem de novo descobertos e lidos. Quem sabe se lá no sótão dos avós, dentro de um baú velho e fechado não existem livros fantásticos?! Esses são, por vezes, grandes tesouros!
Bom regresso às aulas! Até breve!






Sem comentários: