sábado, 20 de dezembro de 2008

Der Luftkrieg der Zukunft



Der Luftkrieg der Zukunft - O Destruidor de Dirigíveis
Internet Archive | Airship Destroyer

Este filme de 1909 é um dos primeiros filmes de FC. Uma armada de dirigíveis bombardeia uma cidade. Os defensores são impotentes para travar a ameaça, mas um jovem inventor tem a solução, com uma nova arma voadora capaz de destruir a ameaça dos dirigíveis carregados de bombas.

É um prazer ver este filme quase centenário. Recorda-nos antigas visões de futuro (frotas de dirigíveis sobre os céus europeus) surpreendendo pela qualidade dos efeitos especiais e pelo dinamismo. Este filme foi realizado numa época em que as câmaras pesavam dezenas de quilos, obrigavam o operador a rodar constantemente uma manivela e cuja mobilidade era muito reduzida. Com todas as limitações técnicas, algumas cenas - de combate entre uma aeronave e os dirigíveis, ou o bombardeamento de uma cidade, surpreendem pela sua verosimilidade.

Daqui a cem anos o mais ultra-moderno dos contemporâneos filmes com esplendorosos efeitos especiais 3D vai parecer, aos olhos de quem viver no futuro, tão singelamente primitivos e simpáticos como este filme saído da poeira da história.

Podem ver o filme aqui, consultar a ficha técnica no Europa Film Treasures ou descarregar o filme legalmente no Internet Archive.

Sem comentários: