quarta-feira, 25 de março de 2009

Maratona da Poesia 2009


Este ano a Maratona da Poesia trouxe-nos uma invasão de tsurus, aves correspondentes aos grous. Não acreditam...? Vejam a foto. Foi este o símbolo escolhido, pois, segundo reza a lenda, seriam os pássaros mais antigos da terra. Devido à dificuldade em fazer este origami, diz-se que quem conseguir dobrar mil terá direito à felicidade. Os japoneses associam-nos
à longevidade, amor, alegria, felicidade.
Além de termos sido invadidos por este bando, viveram-se muitos outros momentos emocionantes na Maratona da Poesia que contou com a participação de diversas escolas do Agrupamento. Foi bonita a troca entre alunos de diversas idades, a participação de professores, funcionárias e uma encarregada de educação. E não tivemos só poesia portuguesa, também se ouviram autores ingleses e espanhóis. Todos so nomes ficaram registados no "Mural dos poetas".
Pela primeira vez, além da participação física, estivemos ligados à "Casa do Folhas" , a Biblioteca da Escola JI/EB1 Joaquim Dias Agudo (Póvoa da Galega) através de videoconferência. Foi gratificante para vários professores e alunos o reencontro.
Na parte da tarde tivemos o privilégio de receber a Teresa Marques, poetisa e autora do poema "Palavras pintadas", escolhido como lema da Maratona. Revelou-se uma entusiasta da poesia e uma pessoa muito bonita. Os nossos alunos acolheram-na, lendo poemas da sua autoria e o 6.º B preparou uma bela surpresa... Com a colaboração do Professor João Paulo Silva, musicaram o poema que toda a turma interpretou na abertura e, novamente, à tarde, na presença da escritora. Parabéns pelo belo momento que nos ofereceram!
E assim estivemos desde as 10h até às 16h30 a recitar poesia e, esperamos, a "espalhar" a magia dos tsurus e dos versos.
Para o ano há mais!

1 comentário:

Teresa Martinho Marques disse...

Obrigada por todo o vosso carinho! Foi um dia lindo! Abraço grande!