domingo, 5 de abril de 2009

Do «ledor» ao leitor...

Percursos para a formação de leitores - foi este o título que Cristina Taquelim deu à formação que preparou para os docentes do nosso Agrupamento.
No dia em que se assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil, foi um privilégio receber e usufruir dos ensinamentos de uma das figuras de referência no domínio da mediação e promoção da leitura em Portugal. Cristina Taquelim é bibliotecária na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, onde é também responsável pelo Centro do Livro Infantil. Colabora no projecto "Casa da Leitura", da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem publicado artigos, dinamizado formação e apresentado comunicações não só em Portugal, como também em Espanha, Argentina, Brasil e noutros países de expressão oficial portuguesa.
Além de se dedicar às questões do livro e da promoção e mediação da leitura, área onde tem desenvolvido inúmeras experiências e sistematizado conhecimentos de referência, é também responsável pela organização, há 10 anos, do festival de narração oral "Palavras Andarilhas", em Beja, não fosse também ela uma das melhores contadoras de histórias do nosso país! Daqui "parte", todos os anos, uma Estafeta de contos que percorre todo o país e na qual o Centro de Recursos Poeta José Fanha participa há 5 anos.
E foi também com histórias, livros e inúmeros incentivos que encantou os cerca de 30 docentes do nosso Agrupamento, de diferentes ciclos que tiveram oportunidade de participar nesta formação. Todos foram unânimes no reconhecimento da utilidade dos ensinamentos transmitidos.
E ficámos atentos ao repto que a formadora nos lançou: "Não se maravilhem demasiado comigo, tentem experimentar, abrir caminhos e partilhar esses percursos, espalhar a semente."
Obrigada, Cristina!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!!

Gostei muito do vosso filme foi engraçado. Mas acho que gosto mais do "Centro de Recursos Poeta José Fanha" ao vivo!!!
mas bem então adeus e até aou procimo comentário!!!

André 5B Nº4

Miguel disse...

Uma referência para todos nós contadores e fazedores de contos.
Parabéns!