segunda-feira, 29 de junho de 2009

13 anos a construir saberes em Rede!


Na passada sexta-feira as Bibliotecas Escolares de Portugal “couberam” no Pavilhão 4 da FIL, em Lisboa… Admirados? Passamos a explicar. Viveu-se um dia histórico e festivo, pois, com o intuito de assinalar os 13 anos do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação), o Gabinete Coordenador organizou um Forum nacional.
Feito assinalável, juntaram-se cerca de 1400 profissionais neste encontro, sendo a maioria coordenadores responsáveis por bibliotecas escolares e elementos das equipas, mas também técnicos das Bibliotecas Públicas, membros do Gabinete e outros convidados.
Houve várias comunicações e projecção de depoimentos, tendo a abertura dos trabalhos ficado a cargo da Coordenadora nacional deste programa – a Dra. Teresa Calçada. Reiteramos o reconhecimento que ao longo do dia foi feito a esta responsável, a principal mentora da rede, cuja liderança foi considerada pelo Dr. Firmino da Costa e a sua equipa (responsáveis pela avaliação externa do programa) como um dos factores do seu sucesso.
E razões para celebrar são diversas! No momento presente existem, a nível nacional, 2077 bibliotecas integradas (no nosso Agrupamento são 4), 1 milhão de alunos abrangidos, 1400 professores coordenadores e centenas de funcionários e de docentes nas equipas envolvidos neste universo. Foram 13 anos de conquistas!
Saliente-se, a terminar, o excelente acolhimento proporcionado a todos os participantes e a alegria estampada no rosto de muitos. Afinal tratou-se não só da valorização e reconhecimento da função dos professores bibliotecários, mas também, e acima de tudo, da certeza de que as bibliotecas escolares podem mesmo marcar a diferença!

Sem comentários: