segunda-feira, 1 de junho de 2009

"A família que não cabia dentro de casa", de Alexandre Honrado




Alexandre Honrado é um autor de referência da juventude portuguesa, com dezenas de títulos publicados, em livros de ficção e também em manuais escolares. É um autor com uma sensibilidade muito especial para compreender e reproduzir, nos seus livros, o dia-a-dia e os problemas dos leitores jovens, que constituem o seu público.A irreverência do seu estilo e a cumplicidade da sua linguagem permitem uma identificação muito especial dos seus leitores com as personagens dos seus livros.
In http://www.eb23-castelobranco.pt/jornal/pergt17/encontros.html (consultado em 10/3/09)


A propósito do livro:
A família que não cabia dentro de casa é uma história que corre ao sabor de alguns acontecimentos (ou personagens) que se vão acrescentando à trama. A acção gira em torno de Maria Ana (uma jovem com 12 anos) e da sua atípica família. Tudo acontece num curto período de tempo.Alexandre Honrado, o autor, faz prova da sua capacidade de aproximação ao imaginário juvenil. O discurso é doseadamente simples, fazendo-se valer de incursões que o projectam para a actualidade/realidade. O potencial comunicativo (no sentido de identificação do leitor com o texto) está, portanto, assegurado.Mais do que ir adicionando novas personagens, a história parece tropeçar nelas. Acontecimentos inesperados vão carregando consigo novas figuras e, assim, a trama vai ganhando cor. A acção é, ainda, temperada com uma pitada de amor, amizade, humor e, até, um toque de mistério.


In http://poucaletra.blogspot.com/2007/08/literatura-romance-juvenil-quando-uma.html (consultado em 10/3/09)

2 comentários:

Anónimo disse...

esta historia e fantastica a avo e de mais mesmo

Anónimo disse...

Magnífico ! Esta história é muito engraçada. Vai sempre chegando mais alguém aquela casa! A personagem mais divertida é a Avó Lupita ! Hahaha, hilariante !

Filipa Estrela