domingo, 29 de março de 2009

Amêndoas, férias e livros!


sexta-feira, 27 de março de 2009

Inteligência Emocional



Mais trabalhos do projecto Inteligência Emocional desenvolvido em EVT pelos alunos do 6º D. Acrílicos e telas, depois de exploração de geometria, collage e técnicas de pintura. Cliquem na galeria para visualizar os trabalhos dos alunos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

A vida...



Vídeo desenvolvido por alunos do 6º F em Área de Projecto, com o tema desenvolvimento do ser humano. Parabéns aos alunos por um excelente trabalho!

Dia do Livro Português


Neste dia recomendamos vivamente a leitura de um livro do nosso patrono, em qualquer idade!
Todos nós vivemos acontecimentos extraordinários, conhecemos pessoas especiais, presenciamos momentos irrepetíveis. O problema é que, quando começamos a crescer, começamos também a esquecer muitos desses acontecimentos, dessas pessoas, desses momentos. É para isso que servem os Diários. Para guardar a nossa memória. Um dia, resolvi chamar o menino que já fui à escrita e pedi-lhe para escrever algumas das coisas de que ele ainda se lembra: os colegas, a avó, o pai, as múltiplas e, por vezes, contraditórias aprendizagens de que é feito o nosso crescimento. E assim nasceu este Diário que é um bocadinho verdadeiro e um bocadinho inventado e que foi escrito pelo menino já crescido que sou.

Diário inventado de um menino já crescido, de José Fanha

quarta-feira, 25 de março de 2009

Maratona da Poesia 2009


Este ano a Maratona da Poesia trouxe-nos uma invasão de tsurus, aves correspondentes aos grous. Não acreditam...? Vejam a foto. Foi este o símbolo escolhido, pois, segundo reza a lenda, seriam os pássaros mais antigos da terra. Devido à dificuldade em fazer este origami, diz-se que quem conseguir dobrar mil terá direito à felicidade. Os japoneses associam-nos
à longevidade, amor, alegria, felicidade.
Além de termos sido invadidos por este bando, viveram-se muitos outros momentos emocionantes na Maratona da Poesia que contou com a participação de diversas escolas do Agrupamento. Foi bonita a troca entre alunos de diversas idades, a participação de professores, funcionárias e uma encarregada de educação. E não tivemos só poesia portuguesa, também se ouviram autores ingleses e espanhóis. Todos so nomes ficaram registados no "Mural dos poetas".
Pela primeira vez, além da participação física, estivemos ligados à "Casa do Folhas" , a Biblioteca da Escola JI/EB1 Joaquim Dias Agudo (Póvoa da Galega) através de videoconferência. Foi gratificante para vários professores e alunos o reencontro.
Na parte da tarde tivemos o privilégio de receber a Teresa Marques, poetisa e autora do poema "Palavras pintadas", escolhido como lema da Maratona. Revelou-se uma entusiasta da poesia e uma pessoa muito bonita. Os nossos alunos acolheram-na, lendo poemas da sua autoria e o 6.º B preparou uma bela surpresa... Com a colaboração do Professor João Paulo Silva, musicaram o poema que toda a turma interpretou na abertura e, novamente, à tarde, na presença da escritora. Parabéns pelo belo momento que nos ofereceram!
E assim estivemos desde as 10h até às 16h30 a recitar poesia e, esperamos, a "espalhar" a magia dos tsurus e dos versos.
Para o ano há mais!

Trabalhos de Área de Projecto





Trabalhos realizados na área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Turmas de 6º ano.

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia








Contamos convosco, na próxima terça, na Maratona da Poesia. Apareçam (entre as 10h e as 16h) e partilhem a leitura de um poema. Ajudem-nos a libertar as palavras...


quinta-feira, 19 de março de 2009

De ler e... rir por mais!


A cadela cem-à-hora, de Jeremy Strong


A Ana Beatriz, do 7.º C, leu e aprovou! Leiam o que ela nos diz:

O livro “A cadela cem-à-hora” é um livro muito engraçado, cheio de peripécias e aventuras, com a cadela de Tomás, a Flecha, que mais parece um foguete de quatro patas...
Aconselho este livro a todos que gostem de aventura!



“A FLECHA é uma cadela arraçada… com muito de FERRARI e uma grande parte de FURACÃO.”

Encontram o livro no Centro de Recursos.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Cinema Português



Criado por alunos do 6ºF a partir de clips recolhidos no YouTube, convertidos no Any Video Converter. O audio foi gravado no Audacity e a montagem criada no VideoSpin. Ainda precisa de umas arestas limadas.

terça-feira, 17 de março de 2009

Pintar as Emoções



Pegando na lista de emoções elaborada por Daniel Goleman em Emotional Intelligence, foram dados aos alunos vários temas de trabalho. O objectivo é representar emoções, e as fases do trabalho envolveram a geometria (para trabalho de formas abstractas), a collage (para explorar formas alternativias de manipular imagem) e a pintura. O trabalho final envolve pintura em acrílico sobre tela. Na imagem, a emoção representada é o êxtase. Trabalhos de alunos do 6º F. Podem ir vendo os trabalhos que vão sendo terminados na página dos Pequenos Artistas.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bem-vindas... aLer+!



Amanhã, terça-feira, receberemos na nossa escola a Dra. Alexandra Marques e a Dra. Ana Bela Martins, membros da equipa de coordenação do projecto aLer+ (promovido pelo Plano Nacional de Leitura), onde estamos inseridos. Contaremos também com a presença da Dra. Maria João Filipe, coordenadora interconcelhia para o concelho de Mafra, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.
O objectivo é relatar-lhes o modo como temos desenvolvido o projecto. O nosso desejo é conseguir que todos estejam aLer+...
"Em 2009 ler é o que nos move!"

domingo, 15 de março de 2009

World Builder



Um dia de filmagens. Um ano de edição. São as estatísticas desta cativante curta-metragem criada por Bruce Branit, fascinante pela singeleza da sua narrativa e pela naturalidade dos seus sofisticados efeitos digitais. Em World Builder, o mundo virtual constroi-se naturalmente, fluindo das mãos do construtor como desenhos e cores da paleta de um pintor. A construção física do mundo virtual é o sonho de qualquer um que tenha experimentado o 3D, a materialização da coisa mental que antevemos e sonhamos no interior da mente, e cujas ferramentas nos parecem tão cruas e complexas. Esta curta metragem termina com um toque de tristeza, uma lágrima a brilhar sobre a pérola que é este filme.

quinta-feira, 12 de março de 2009

terça-feira, 10 de março de 2009



Na passada quarta-feira (04/03) tivemos o prazer de receber o João Matos, um dos criadores de Romeu, o Normal, uma personagem que se tornou familiar de alguns alunos de 9.º ano. Estes, no âmbito do projecto "As letras dos dias" (aLer+) tiveram oportunidade de desenvolver um conjunto de actividades relacionadas com a obra Romeu, o Normal: A primeira vez.

João Matos revelou-se um comunicador nato, captando a nossa atenção durante cerca de 1h30. Respondeu a todas as questões e abordou a problemática em que se pode tornar a adolescência, de forma objectiva e sublinhando o melhor dos adolescentes.


Ficamos à espera de mais, sendo que já adquirimos o 2.º volume da colecção "Romeu, o Normal" para o Centro!

Um agradecimento também à Raquel Matos (co-autora) que não pôde estar presente, mas, desde o primeiro contacto, manifestou disponiblidade para visitar a nossa escola.








segunda-feira, 9 de março de 2009

GCompris - Erros Linguísticos



Face às recentes notícias sobre erros linguísticos e de tradução nos menus de ajuda da aplicação GCompris, recomenda-se a actualização desta para as versões mais recentes. A questão surgiu na versão da aplicação instalada no sistema operativo Caixa Mágica. A actualização da aplicação é feita através do gestor Synaptic. Brevemente serão disponbilizadas instruções para efectuar a actualização.

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

"Não há mulher, por mais feia que seja, que não tenha um traço de beleza."
Ovídio

sábado, 7 de março de 2009

Obamicon



Para transformares a tua foto num poster semelhante à imagem icónica do presidente Obama, visita o site Obamicon. Precisas do flash actualizado.

terça-feira, 3 de março de 2009

Romeu, O Normal: A primeira vez...




Amanhã, quarta-feira , teremos connosco os "pais literários" de Romeu, o Normal - a Raquel Palermo e o João Matos. Este foi um livro abordado pelos alunos de 9.º ano cuja leitura suscitou entusiasmo!
Aguardem por notícias do encontro...
Fica a sinopse da história:

Romeu tem 15 anos e só quer ser como um rapaz os outros. Só que tem um problema. Está preso entre uma família demasiado funcional e um grupo de amigos que não funciona. Um conquistador nato, um deprimido desesperado e uma primeira-ministra em construção são o seu núcleo de amigos. E Romeu faz de tudo para os manter unidos, mesmo quando o caos se instala. Mas tudo se torna relativo quando Romeu conhece o amor... Pela primeira vez. Ter 15 anos e estar apaixonado por uma rapariga mais velha. Para qualquer rapaz o desafio já era enorme. Junte-se uma família nada normal, um grupo de amigos disfuncional e as coisas complicam-se. Os amores, as festas, os concertos de férias, as desilusões. Esta é só a primeira vez.