segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Un Tour de Manege



Esta história que pode ser interpretada como um ganhar de asas, descobrir a paixão ou perder a inocência, assenta sobre um grafismo de cores pastel fortemente inspirado no pontilhismo. Mais do que as formas, é a cor que dita o ritmo deste filme.

domingo, 30 de janeiro de 2011

sábado, 29 de janeiro de 2011

The Thomas Beale Cipher



Às voltas com um conto obscuro sobre cifras e buscas sem destino, esta curta metragem de animação filmada em rotoscopia surpreende pela forma como mistura texturas e colagem numa animação com um estilismo muito elegante.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dia internacional de memória do Holocausto

A 27/01 assinala-se o Dia internacional de memória do Holocausto. A este propósito propomos o visionamento da curta-metragem recentemente premiada
Porcelain unicorn

Em destaque no atendimento encontram também uma história marcante e evocativa do Holocausto´- Erika. Um álbum cuja leitura nos recorda que há episódios da História que não queremos ver repetidos.

“Nasci em 1944. Não sei a data exacta do meu nascimento. Não sei que nome me puseram. Não sei em que cidade ou em que país vim ao mundo. Também não sei se tive irmãos. O que sei com certeza, é que quando tinha apenas uns meses me salvei do Holocausto…” ver mais

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

José Fanha concorre ao Festival da Canção

O nosso patrono enviou-nos esta mensagem que partilhamos com todos os leitores.

"Caras amigas e amigos,
O Henrique Feist canta, a música é do Nuno Feist. Eu fiz a letra. A canção chama-se "QUASE A VOAR".
Para ir à final do Festival do Festival RTP a canção precisa dos vossos votos, dos votos dos vossos amigos, familiares, alunos, etc, etc, etc.
Votar é fácil. Vai-se ao seguinte endereço:
http://videos.sapo.pt/KfHTIssCDErZzrjavdl3
clicar na canção "QUASE A VOAR"
clicar em "VOTE NESTA CANÇÃO"
introduzir o vosso mail
esperar por uma mensagem na vossa caixa de entrada para confirmar o vosso voto.
ATENÇÃO: Pode votar-se 3 vezes na mesma canção.
Os autores agradecem os vossos votos.

Beijos e abraços e abreijos,
José Fanha"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O patrono recomenda...

O nosso patrono, José Fanha,  visitou-nos esta semana. Foram 90 minutos de sonho para todos aqueles que participaram (representantes de todas as turmas), em especial para os alunos de 5.º ano que ansiavam conhecê-lo. Perguntas pertinentes que suscitaram uma conversa rica em referências e nos fizeram viajar pelos livros e pelo mundo da leitura. José Fanha conversou bastante, leu-nos alguns excertos de livros seus, em especial de um dos títulos mais recentes - Esdrúxulas graves e agudas magrinha, interpretando alguns dos textos ao estilo do hip-hop. Ficou também a promessa de em breve publicar  um segundo volume do Diário inventado de um menino já crescido.
Deixou-nos diversas sugestões de leitura. Decidimos partilhá-las com todos os nossos leitores.

Obrigada, José Fanha, volte mais vezes!




Tinta nos Nervos



Tinta nos Nervos

Saí desta exposição com mixed feelings. Por um lado, é um sinal da maturidade da BD portuguesa o ter chegado a uma sala de exposições com as conotações de grande arte do CCB. Conta com imenso material gráfico, representativo do que melhor se faz na oitava arte em portugal, e toca uma abordagem histórica ao mostrar autores contemporâneos ao lado de autores clássicos.

Por outro lado... a exposição merecia um espaço maior. A multiplicidade de pranchas expostas num local tão pequeno é saturante e não deixa os trabalhos respirar. Quanto às escolhas curatoriais, achei curioso que numa iniciativa tão abrangente o clássico José Ruy tenha ficado de fora (também não sou fã, mas não deixa de ser um marco na BD portuguesa) bem com as novas experiências no vibrante campo dos manga. Estilisticamente, à excepção de alguns autores, apresenta uma concepção de BD como objecto artístico, oscilando entre o underground e a prática de arte contemporânea.

O grande mérito desta exposição é o colocar a BD nacional num spotlight pouco comum. E para fãs conhecedores, ver reunidos num mesmo local pranchas originais de autores como Vítor Mesquita ou José Carlos Fernandes é uma delícia.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Speed booking

A Biblioteca Escolar também sai do seu "espaço" sem ser virtualmente.  Qual biblioteca itinerante, e em articulação com a professora Maria João Silvestre, visitámos as aulas de Língua Portuguesa do 9.º A e 9.º C. Na sacola iam alguns livros escondidos... Porquê?
O mote foi não julgar o livro pela capa ou pelo autor. Podemos escolher lendo sinopses, críticas, resumos, por conselho de outrem, mas há ainda uma outra hipótese. Divulgámos a primeira frase de cada livro  e lançámos o desafio aos alunos para se deixarem seduzir... No final fez-se ali mesmo a requisição . Assim decorreu o Speed booking.

Desejamos que seja um "encontro para a vida"! :)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Arte em papel


Arte em papel: este é um dos inúmeros exemplos fantásticos que podem encontrar no sítio "The heart of papercuts".
De cortar também a respiração! :)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Poemário

Semanalmente, no âmbito do Projecto aLer+, um poema é divulgado no "Poemário" exposto na sala de professores. Esta é uma actividade da responsabilidade da professora Fátima Pratas (que selecciona  sempre bela poesia), a quem enviamos um beijinho e os votos de rápidas melhoras.

Aqui fica o poema desta semana.


Poemario Jan, 11

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Piano



Cuidado com os pianos. Se não os tratarmos bem eles defendem-se... esta animação, da autoria de Paul Rayment, também se distingue pelo seu estilo gráfico muito inesperado.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

The Cat With Hands



Deliciosamente creepy, esta curta de terror é muito eficaz a despertar calafrios. Cuidado com os gatos. Não sabemos o que se esconde por detrás daqueles olhares enigmáticos

domingo, 9 de janeiro de 2011

Exposição de livros



Na semana em que se encerrou o ciclo das festas natalícias, estiveram em exposição, à entrada do Centro, várias maquetes de livros com histórias alusivas ao Natal. Este foi um trabalho realizado em grupo pelos alunos do 6.º D, sob orientação das professoras Sara Inácio e Mónica Pereira, em Área-Projecto. Os alunos imaginaram as histórias e conceberam as respectivas maquetes dos livros. Daqui a uns tempos prevê-se uma edição em livro digital...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Scrat's Continental Crack-Up



Parece que afinal o Alfred Wegener se enganou. Foi isto que realmente causou a deriva dos continentes... :)

Fora de brincadeiras, os estúdios da Pixar distinguem-se pela qualidade e criatividade das suas produções, num estilo CGI muito próprio e distinto.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Shapeshifter



É um privilégio viver nesta era em que a todos os momentos a definição de impossível muda, em que todos os dias encontramos algo novo que puxa mais para a frente os limites do que acreditamos ser possível e a sensação de novidade surpreendente, desafiante para mente, é constante. Foi o que senti ao ver esta espantosa curta metragem, com um CGI absolutamente fantástico. Sem mais palavras. Vejam com os vossos olhos, e fascinem-se.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dia de Reis

"Stories are gifts.
SHARE" *


* As histórias são presentes. Partilhem-nas.( Slogan utilizado por uma loja do ramo hoteleiro nos seus sacos de oferta.)

domingo, 2 de janeiro de 2011

The Gift



Realizado por Carl Rinsch para a competição de curtas metragens Parallel Lines patrocinada pela Philips, esta é uma história futurista onde um objecto de desejo, cujo conteúdo nunca é revelado, provoca a morte de todos os que dele tomam posse. Futurista num estilo gritty, desenvolve-se numa Moscovo onde decadência e tecnologia avançada se mesclam. Particularmente notável é a inserção perfeita de CGI com imagem real.