terça-feira, 30 de outubro de 2012

As "Palavras Andarilhas" chegaram


A XII Estafeta Palavras Andarilhas (promovida pela Biblioteca Municipal de Beja) chegou na sexta-feira ao Centro de Recursos Poeta José Fanha. 


 As «palavras» dos contos e o seu testemunho vieram numa mala trazida pela Ana Gonçalves, em representação do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Odivelas).

                                

A receberam-na estavam o 6.º B e o 7.º D, além de outras Andarilhas que participaram nesta sessão de contos.


Começámos, como faz parte do «ritual» de todas as sessões desta Estafeta, com  a leitura de um texto da Luísa Ducla Soares. A professora Tânia Calçada fez uma leitura bem expressiva e divertida do texto «A mulher baixinha e o homem alto» (do livro Tudo ao contrário).



Depois a contadora visitante - a Ana Gonçalves, uma encarregada de educação do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre - encantou-nos com histórias do Vento, trazidas pela mão de Jorge Amado e pela História do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá.


A seguir a professora Ana Valente (da Escola Básica professor João Dias Agudo, da Póvoa da Galega), uma "Andarilha" de há muitos anos, encantou-nos com a história de "O urso do quarto crescente", originária do Japão.

 


Inspirada pelo mote das histórias, a professora Jacqueline contou a história de A princesa do dia e o príncipe da noite ou como nascem as histórias. Um álbum que poderá ser relido no CR.


Foi um prazer contar com a presença da Biblioteca Municipal, na pessoa da Carla Rodrigues que nos "enfeitiçou" com as fadas de "O príncipe com orelhas de burro".


 Tal como no encontro das Palavras Andarilhas que decorreu em setembro, cada participante recebeu uma pedra para não se esquecer do caminho e regressar à nossa Biblioteca. A Ana Gonçalves encerrou a sessão de forma bem divertida, arrancando belas gargalhadas ao magnífico público. Vejam só que até contou a história: "Era uma vez um Bispo... Mas agora não me lembro disto!":)

A Estafeta segue para a Benedita. Na próxima sexta-feira a professora Jacqueline entregará no Agrupamento de Escolas da Benedita (Alcobaça) o testemunho. De outubro a março, do sul ao norte do país, esta estafeta levará histórias a cerca de 70 instituições (escolas, bibliotecas, associações, livrarias,...).
Desde 2006 que o Centro de Recursos Poeta José Fanha participa na Estafeta Palavras Andarilhas.

Terminámos a sessão com um TPC: partilhar as histórias para que cheguem a muitos outros...

"Bendito e louvado, este conto está terminado!"

                                                     

4 comentários:

ana v disse...

Que sessão fantástica, cheia de gente maravilhosamente enfeitiçada pelas palavras.
Pela minha parte dou os parabéns à Biblioteca anfitriã na pessoa da professora Jaqueline e aos participantes, especialmente aos ouvintes que foram um grupo excecional.
Só tive pena de não me abastecer de mais estórias, mas para uma próxima vez não me escapam.

Centro de Recursos Poeta José Fanha disse...

Querida Ana,

nós é que ficámos enfeitiçados pela tua história e a meditar na sua bela mensagem. Curiosos?
Passem pelo CR e requisitem o "Sementes ao Vento"...:)

Volta sempre!

Jacqueline

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Sem dúvida, uma bela iniciativa.

Jackeline, passa no meu blogue, sff, aqui http://galegaencarnada1.blogspot.pt/2012/10/duas-boas-noticias.html e tens lá uma prendinha blogueira ... :)

bj,
Leonor

Miguel Horta disse...

Parabéns! Boa estafeta!