segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Desenhador de quotidianos...


Desenhador do quotidiano  (http://diario-grafico.blogspot.pt/)   é como podemos caracterizar Eduardo Salavisa. Alguém com um traço atento à vida…
Como aqui divulgámos, visitou-nos no passado dia 11 para um encontro com alunos de todas as turmas de 3.º ciclo, em articulação com a disciplina de Educação Visual. À entrada do Centro de Recursos a professora Sandra António dinamizou uma exposição de diários gráficos de alunos da nossa escola, com belos exemplares!

 Eduardo Salavisa tem um currículo extenso, destacando-se o seu papel como criador e divulgador de diários gráficos, seus  e de outros autores. A este propósito vale a pena ver o seu livro Diários de Viagem, com grande sucesso em Portugal.

 Na conversa com os alunos revelou-se um comunicador atento e afetuoso, mostrando exemplos e técnicas diversificadas neste campo. Trouxe também alguns fac-similes de diários gráficos de autores consagrados como Picasso. Realçou que o importante é desenhar, experimentar, aperfeiçoar, não temendo o erro. Partilhou algumas experiências curiosas como desenhador e, até, invulgares, como a de uma autópsia que registou para uma reportagem. 
  Foi uma manhã muito desafiante e pedagógica. O Eduardo deixou, com certeza, muitos alunos com mais vontade de desenhar. Nós agradecemos-lhe e desejamos-lhe as maiores felicidades para o projeto que iniciou a semana passada – uma longa viagem pela América do Sul e Central. Aguardamos ansiosamente os registos dessa visita a terras tão distantes!

A terminar, uma frase curiosa retirada do blogue dos http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/:
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX

Sem comentários: