quinta-feira, 6 de junho de 2013

Colheres de pau com «história»

Pois é, ontem confirmámos que das colheres de pau «nascem» histórias...
Passamos a explicar.
Há uns meses a professora de Educação Visual Emília Morgado procurou-nos a propósito de um desafio que iria lançar aos seus alunos - construírem fantoches a partir de uma colher de pau. No entanto, a professora Emília gostava que esses fantoches estivessem relacionados com histórias... E foi assim que tudo começou. Na Biblioteca selecionámos cinco versões de contos tradicionais diferentes, nomeadamente: "A guardadora de patos", "A raposa, o galo e o Solidó", "A Carochinha", "As galinhas faladoras" e "Frei João Sem Cuidados". No dia combinado, os alunos foram à Biblioteca com a professora e distribuímos as histórias e as personagens. Para isso, os alunos fizeram uma primeira leitura dramatizada e logo ficaram com vontade de representar o texto, depois de definirem as características das suas personagens.
Depois a ideia foi crescendo, apareceram os fantoches, os alunos voltaram para ensaiar, as diretoras de turma envolveram-se e trabalharam a leitura e a representação com os alunos.
Entretanto, decidimos convidar turmas de 1.º ano, da Escola Básica do 1.º ciclo da Venda do Pinheiro, para assistirem.
Ontem, o 5.º F, orientado pela professora Judite Colaço, com o apoio da professora Elisabete Bernardo, fez a primeira apresentação à simpática turma 1.º C, da professora Esperança, acompanhados também pela professora bibliotecária Susana Lopes (que possibilitou esta ponte) e a assistente operacional Marta. Espetadores atentos, sabemos que consideraram que os alunos do 5.º F estiveram muito bem. A turma empenhou-se muito. Parabéns!
Uma menção especial ao apresentador Daniel Gonçalves, um excelente comunicador!
Às professoras envolvidas, parabéns também pela forma como motivaram os alunos. Ficam algumas fotos.

E agora já sabem que as colheres de pau também servem para «cozinhar» histórias!
O apresentador do 5.º F


 A turma convidada



A professora Judite orgulhosa dos «seus meninos»

1 comentário:

Anónimo disse...

Nós, as professoras e alunos convidados, sentimo-nos muito honrados pelo convite. Foi um momento muito rico! Obrigada!

Susana Lopes