sábado, 8 de novembro de 2014

Miúdos Seguros na Net


Tivemos no dia sete de novembro o prazer de receber e acompanhar Tito de Morais, que veio ao Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro falar aos nossos alunos de segurança na Internet. A sessão do projecto Miúdos Seguros na Net decorreu no Centro de Recursos Poeta José Fanha e contou com a presença de dois representantes de todas as turmas de 2.º e 3.º ciclos. Durante noventa minutos que souberam a pouco Tito de Morais despertou as consciências para o maravilhoso potencial da internet e importância de a utilizar de forma segura, com bom senso, estando atento aos sinais de perigo, evitando comportamentos impulsivos de comentário ou partilha que poderão trazer consequências gravosas, entre outras dicas e reflexões. Fê-lo através de pequenas histórias e partilhas de experiências que encantaram os nossos alunos, desperanto-os para os problemas que o uso da internet tem. E ainda nos lançou um desafio, ao qual tentaremos responder.


Após o final da sessão cruzamo-nos com uma professora que não conseguiu estar presente mas disse que os alunos dela já lhe tinham contado como correu e tinham adorado. Um indicador de uma exclente sessão, que esperamos que um dia se repita. Tito de Morais cedeu-nos graciosamente um pouco do seu tempo, trazendo até nós um projecto meritório, dependente de donativos apesar da projecção que tem. Encantou, despertou consciências, deixou os alunos e professores a reflectir.

No fim alguns alunos de 5.º ano vieram falar com Tito de Morais para saber mais sobre esta temática. Vamos ver se pegamos neste interesse desperto para desenvolver algo dentro desta temática que possa espalhar pelos alunos esta mensagem de dinamismo e responsabilidade no uso da internet?

Para saber um pouco mais visitem o álbum da sessão Miúdos Seguros na Net no Centro de Recursos Poeta José Fanha, bem como o projecto Miúdos Seguros na Net.

Gostaríamos de deixar os nossos profundos agradecimentos a Tito de Morais por ter vindo até aos nossos alunos, bem como à Direcção do Agrupamento pelo apoio prestado, ao Professor Pedro Moura, Coordenador das Bibliotecas Escolares/CRPJF pela ajuda na organização, e à assistente operacional Patrícia Gago pela sua imprescindível disponibilidade na logística do evento.

1 comentário:

Unknown disse...

Foi um prazer ter estado neste Centro de Recursos que tem o nome de um grande amigo.
Obrigado pela simpatia com que me acolheram.
Cumprimentos
Tito de Morais