quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Dia-crónicas (Viagens na Minha Era)





Onésimo Teotónio de Almeida é escritor e professor na Brown University em Providence (Rhode Island-EUA) mas tem as suas origens na ilha de S. Miguel (Açores). É um escritor que reflecte sobre a experiência da emigração, inventor de palavras e contador de “petites histoires drôles”. É por isso que de vez em quando retorno ao seu livro de crónicas (ou “dia-crónicas”) Viagens na minha era. Umas histórias são mais sérias, outras mais divertidas e ligeiras. É este o caso da que vou partilhar hoje convosco e que passo a transcrever:

«Deus ex plastica

Os Hofmann’s (aparentam) ser felizes à sua maneira e, além disso, têm sempre estórias.
A última foi do Jeffrey. Sete anos, embora nos olhos pareça ter muitos mais. Entretinha-se ele a saltitar canais na TV num domingo de manhã e demorou-se um pouco a ouvir um desses pregadores inflamados. Era um negro a galvanizar a sua congregação, como só eles sabem fazer:
__ My brothers and sisters... (e traduzo o resto) Deus não é homem!...
Em coro, a assembleia:
__ Yééééé!... Aleluia!...
O preacher:
__ Mas Deus, my brothers and sisters, também não é mulher!…
Mais aleluias e yééééés entusiasmados. De novo o pregador:
__ Deus, my brothers and sisters, não é branco!…
Redobra de intensidade a assembleia em aprovação, para ouvir logo de seguida outra tirada do clérigo:
__ Mas Deus, my brothers and sisters, também não é negro!…
E enquanto os aleluias retiniam na sala, o Jeffrey comentava para o pai:
__ Já sei! Deus é o Michael Jackson!»

PS: Dedico esta “estória” à magnífica professora – quase titular - (e minha amiga) Filipa Carvalho. Diz que gosta muito das coisas que escrevo! Yééééé!... Aleluia!...

3 comentários:

Pipa disse...

Olha que aquilo da "incontinência" era a brincar. Gostei muito.
OBRIGADA!!!

Pipa disse...

Voltando à conversa, olha que eu cá sou como o miúdo do anúncio, para ser titular falta-me "um bocadinho assim", ou pior um bocadão.
Beijinhos e Feliz Natal

José A. Vaz disse...

Ó Filipa, então não sabes que há santos que não precisam de esperar cinco anos para iniciar o seu processo de canonização?! São natural e milagrosamente aclamados pelo povo! Assim é o teu caso; é tal o teu brilhantismo que em breve os ecos aclamatórios chegarão à Cinco de Outubro, para gáudio da inefável Ministra, que fará de ti a professora do século, elevando-te, assim, aos altares da Educação. A fé move montanhas! Yééééé!... Aleluia!...
Um Santo e feliz Natal et super Terram pax!