sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Sexta é dia de boas notícias!


E hoje não é excepção...

À sexta-feira um grupo de voluntários do 9.º B (a Joana Albuquerque, o Diogo e a Ana Margarida) encarregam-se de analisar os jornais da semana e selecionar boas notícias. Assim constroem o painel Notícias cor de rosa e espalham uma tónica de optimismo!

Obrigada pelo vosso empenho!

Aqui temos sempre boas notícias para vos darmos, apareçam!




Ainda a propósito do Dia Internacional das Línguas Maternas...



Em 1999 a UNESCO estabeleceu o dia 21 de Fevereiro de cada ano como o Dia Internacional das Línguas Maternas. Esta comemoração impulsionou assim os esforços dessa Organização Internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes ao redor do mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural.


Deixamos uma foto da selecção temática de livros, correspondentes às diversas línguas maternas faladas na nossa escola, que tivemos oportunidade de divulgar.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Socorro!

Socorro! Preciso de mostrar uma apresentação na aula e o Powerpoint não reconhece o ficheiro! Preciso de imprimir um trabalho ou documento que produzi em minha casa no Word mas cá na escola não consigo abrir o ficheiro! Queria mesmo ver aquele video ou ouvir aquela música mas o meu computador não consegue abrir o ficheiro! Que fazer?

É um problema cada vez mais comum, especialmente agora que a nova versão do Office 2007 mudou a extensão dos ficheiros mais comuns de doc e ppt para docx e pptx, que não são reconhecidos pelas versões anteriores do Word e do Powerpoint que temos na escola.



Há maneiras simples de dar a volta a este problema. Podemos gravar o ficheiro num formato retro-compatível, utilizando a opção Guardar Como. Podemos utilizar uma suite de processador de texto, apresentações e folha de cálculo online. Ou então podemos utilizar um site que converta ficheiros de um formato para outro à nossa escolha.

O Google Docs e o Zoho são dois sites que substituem completamente o Office da Microsoft. Nestes sites, podemos fazer tudo o que fazemos no Word, no Powerpoint e no Excel, a custo zero e com a vantagem de sabermos sempre onde é que guardámos os nossos ficheiros... na internet!



Então e para resolver o problema dos trabalhos criados no Office 2007 que não se abrem nos computadores da escola? Aí podemos utilizar os conversores de ficheiros online. Basta ligar à internet, entrar nestes sites, enviar para lá o nosso ficheiro, escolher o formato que precisamos (de docx para doc ou pptx para ppt) e... descarregar o ficheiro convertido, pronto para ser impresso ou apresentado no computador.

O Zoho abre normalmente ficheiros do Office 2007. O Zamzar converte muitos tipos de ficheiros de imagem, video, audio e documentos. O Media Convert é um potente conversor de video e outros tipos de ficheiro.



Ou seja, quando aquele documento não abre, aquela imagem não se vê, aquele video não passa ou aquela música não toca, nada de entrar em pânico! Na internet encontramos solução para estes problemas.

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos





















Chegou o grande dia! Depois de se terem deliciado com diversos títulos da Margarida Fonseca Santos (O peixe azul, O livro misterioso, As aventuras do Pombo Colombo...), cerca de 50 alunos participaram hoje num encontro com a escritora. O nosso patrono - José Fanha - fez questão de apresentar esta sua amiga e realçar características como a vísivel simpatia.
Durante cerca de 90 minutos os alunos do 2.º ciclo colocaram questões e partilharem surpresas, como textos que criaram inspirados em livros da autora e leituras expressivas de algumas passagens. No átrio da escola encontram-se expostos trabalhos artísticos realizados também pelos alunos.
O entusiasmo do público e o gosto pelas obras ficou patente.
A Margarida proporcionou-nos um momento único e mostrou por que razão é escritora. Sabem que assim que entrou no nosso Centro, ao cair um dos bengaleiros carregado de mochilas, começou a imaginar a história de um bengaleiro que "ataca" as pessoas?
Finalizámos com uma concorrida sessão de autógrafos.
Para os que estão curiosos, apareçam, pois temos diversos livros desta autora na nossa Biblioteca.

P.S. Obrigada a todos os que se empenharam, incluindo os alunos, para o sucesso do encontro.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Pequenos Artistas



Os Pequenos Artistas continuam a descobrir novas formas de expressão artística utilizando o computador. Vem ver o que eles estão a criar, visitando a galeria de trabalhos!



Pequenos Artistas

É já amanhã!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

5 de Março - Dia Mundial da Matemática


Pois é!
A Matemática também tem um dia.
Podes inscrever-te neste site http://www.worldmathsday.com/ .

Podes competir com pessoas, da tua idade, de todas as partes do mundo.

A qualquer hora encontras alguém para jogar contigo. Depois... depois é só realizares mentalmente as operações, o mais rápido que puderes, para ires ganhando pontos.

Boas "contas".



Ainda o nosso pequeno-almoço literário...



Recordam-se do pequeno-almoço literário com a Maria Teresa Maia Gonzalez que teve lugar no passado dia 22 de Janeiro? Pois a Rádio Clube de Mafra acedeu ao nosso convite e a jornalista Isabel Leal assistiu à actividade, conversou com os diversos intervenientes e, no dia seguinte, foi para o ar a reportagem que partilhamos agora convosco.














sábado, 23 de fevereiro de 2008

A Jogar também se Aprende


Desta vez vou aproveitar o jogo das damas para contar uma parábola e prestar uma singela homenagem ao nosso cantinho dos jogos, sempre tão utilizado, mas injustamente esquecido. Ora então vejam lá se os jogos não nos ensinam a arte de viver!
«Num dos dias de Hanukah, o rabi Nahum, filho do rabino de Rizhin, entrou na sinagoga e encontrou os seus alunos a jogar às damas, como era costume naquele tempo. Quando viram o rabino, envergonharam-se e pararam de jogar. Mas o rabi Nahum sorriu e pediu-lhes que prosseguissem: “Sabem que as regras do jogo de damas são muito parecidas às regras da vida? Pois reparem: a primeira é que não se podem fazer duas jogadas ao mesmo tempo. A segunda regra diz que apenas se pode andar para a frente, e nunca para trás. E, por fim, quando se chega à última casa, alcança-se o dom de poder finalmente andar em qualquer direcção.”»
(História pedida emprestada à Rua da Judiaria).

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos- próxima quarta-feira!





A Matilde Rebeca já anda entusiasmadíssima com este evento. Até se "intrometeu" num livros da Margarida...

Pois é, na próxima quarta-feira, no Centro de Recursos, decorrerá, às 10h, um encontro entre esta escritora e cerca de 50 alunos do 2.º ciclo. Os alunos têm lido alguns livros da escritora nas aulas e, agora, é chegado o momento de a conhecerem!


Como não queremos que ninguém fique de fora, abriremos as portas a todos, para uma sessão de autógrafos, às 12h. Estão, desde já,convidados.


Entretanto encontram livros da escritora à venda no Centro de Recursos.




Se quiserem ficar a conhecer um pouco mais esta autora, visitem a sua página web em:

ASCII Art



ASCII é o nome que se dá aos códigos de caracteres para representar letras, números e pontuação nos computadores.

Com muuuuuuita paciência, o ASCII pode ser utilizado para criar desenhos que, no fundo, são padrões de letras e sinais que o nosso cérebro intepreta como formas e valores de luz e sombra. Chamam-se ASCII Art e é tão velhinha quanto os computadores. Encontram-se muitas imagens criadas utilizando o ASCII nesta galeria do DeviantArt.

(\__/)
(=`.`)
(_(")(")

Mas também podemos fazer batota e utilizar programas que convertem imagens para padrões de ASCII, como o ASCII Art Studio, este conversor online de imagens para ASCII, e muitos outros.

Para lá do ASCII, também podemos criar desenhos com o próprio código HTML que está por detrás das páginas da internet. Nestes videos, um personagem de Anime e a Mona Lisa de DaVinci são desenhados em tempo real em código HTML.






Desenhar com letras? Desenhar a escrever? E porque não?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

21 de Fevereiro - Dia Internacional das Línguas Maternas

“A língua... é uma ponte que te permite atravessar
com segurança de um lugar para outro.”

Arnold Wesker

Celebrou-se ontem esta efeméride e também nós a assinalámos.
Além de um cartaz que encontram no nosso painel informativo, contactámos algumas embaixadas e preparámos uma selecção de materiais em diferentes línguas.

Ficam, desde já, a saber que a diversidade linguística da nossa escola inclui o chinês, moldavo, romeno, russo,ucraniano, ou seja, há alunos, na nossa escola, cuja língua materna é uma destas.
Visitem-nos e venham conhecer caracteres e palavras diferentes!

Zooks!

BBC | Bamzooki



O muito aguardado jogo Spore de Will Wright, criador do jogo SimCity, vai permitir aos jogadores jogar desde o nível celular ao nível universal, fazendo evoluir criaturas desde o seu ADN elementar até à expansão de sociedades e civilizações. A premissa do jogo é fascinante: criar mundos virtuais, aplicar regras de evolução biológica, desenvolver sociedades. Para além do mecanismo de jogo, o Spore vai ainda permitir que cada utilizador crie livremente as suas criaturas e as insira no jogo. Com as actuais capacidades computacionais gráficas, esperem por um editor de criaturas que permita criar criaturas com aspecto e movimentos realistas. Infelizmente, a chegada do jogo ao mercado só está prevista lá para setembro, embora os criadores do jogo prometam que o editor de criaturas esteja disponível para download muito em breve.



Até lá, divirtam-se com os Zooks.

Zooks? Que coisa estranha é essa? Zooks são criaturas insectóides que podem ser criadas a partir de "peças" montadas à vontade do utilizador. O programa que permite criar Zooks, o Zook Kit, é intuitivo. É muito fácil criar um insecto: basta modelar o corpo, adicionar membros, e clicar na animação para ver como ele se movimenta... com resultados sempre surpreendentes.



Com este programa, criar vida virtual é muito divertido! Pode ser descarregado aqui: BBC | Bamzooki. Também pode ser experimentado nos computadores do GigaEstudo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

W. H. Auden

W. H. Auden nasceu em York, Inglaterra, a 21 de Fevereiro de 1907. Quando jovem, era influenciado pelas poesias de Thomas Hardy, Robert Frost, William Blake e Emily Dickinson. Em 1928, Auden publicou seu primeiro livro de versos e sua coleção "Poems", publicada em 1930, o que o colocou no topo da nova geração de poetas.

No clip inserido podes ver uma cena do filme Four Weddings and a Funeral em que o actor John Hannah diz o poema Funeral Blues de W. H. Auden.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

7- Livros sobre «As Histórias do Frik»...



No outro dia confesso que estava aborrecida e sem nada de especial para fazer. Foi então que abri aquele livro esquecido no armário (que me tinham oferecido neste Natal que passou); «A Festa de Passagem de Ano». Gostei tanto do livro que me imaginei logo em casa do Frik. Sabem de quem estou a falar não sabem? Já leram algum livro da autora Margarida Fonseca Santos? E já viram as fantásticas ilustrações de Carla Nazareth? Fiquei muito feliz quando soube que muito brevemente a autora virá à nossa escola. Já decidi! Nesse dia vou levar-lhe o meu livro e pedir-lhe um autógrafo no Centro de Recursos... Boa ideia, não achas?
Gostas da forma como hoje estou vestida? É que entrei agora mesmo na página oito do meu livro e estou à porta da casa do Frik ... Chiu! Ele vem lá... e estão a abrir a porta! Até outro dia!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O nosso patrono faz anos!



"Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo..."
Fernando Pessoa
Frase de um poeta que se aplica ao "nosso" poeta e ao seu olhar sobre o mundo.
Parabéns, José Fanha! Votos de que "renasça" por muitos e bons anos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Em revista





No espaço de leitura informal é possível consultar diversas revistas, entre elas O Amiguinho, a Super Interessante, a Visão e a Visão júnior. Este ano iniciámos um novo serviço e, deste modo, a Professora Fátima Madeira, quinzenalmente, encarrega-se de fazer uma análise das diversas publicações, recortando algumas das notícias mais relevantes ou curiosas, acerca de assuntos diversificados. As notícias são depois divulgadas num cartaz intitulado Em Revista que se encontra no painel informativo, localizado no 1.º piso.

Esta semana saiu mais uma edição. Não percam!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Um pouco de Música

No início do séc. XX, a 17 de Fevereiro de 1904, estreou no Scala de Milão a ópera Madame Butterfly de Puccini. Uma história de amor entre um soldado americano e uma jovem japonesa de 15 anos. Ouve um pouco da ópera e depois podes sempre fazer uma pesquisa na internet e descobrir mais sobre o compositor Puccini ou sobre a Madame Butterfly.



sábado, 16 de fevereiro de 2008

Livros Digitais


ebook reader

Diz-se que a internet e as novas tecnologias estão a relegar o livro e a leitura para segundo plano. Pessoalmente, discordo. O tempo passado online e os jogos de computador competem com os livros no cada vez menos tempo que vamos tendo disponível, mas a internet e as tecnologias estão a abrir novos caminhos de leitura. Se o ecrã de um computador não é o meio mais ideal para ler um livro, os pdas, os leitores de ebooks com o eBook reader da sony e o Kindle da Amazon, e até mesmo o telemóvel permitem ler, ler cada vez mais e em qualquer lugar. Não nos dão aquela sensação táctil do folhear as páginas, nem aquele cheirinho do papel, mas permitem ter no bolso autênticas bibliotecas e ler obras que já não estão publicadas em papel, que caíram no esquecimento, ou que não se encontram nas livrarias portuguesas.


kindle

Aqui ficam hiperligações para alguns sites onde podem ser descarregados livros, de forma perfeitamente legal:

Projecto Gutenberg É o venerável pai das bibliotecas online. Desde a década de 90 que este projecto se dedica a digitalizar obras, disponibilizando-as na internet gratuitamente em texto simples, rtf ou html. Já ultrapassaram há muito a marca dos 10.000 livros. Tem livros publicados nas mais diversas línguas, incluíndo o português.

The Online Books Page Outro venerável site, que não é tanto uma biblioteca online, mas sim um agregador de hiperligações para livros online. Permite pesquisas e está organizado segundo o catálogo de Dewey, para facilitar as pesquisas.

Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa Especializada em autores lusófonos, dos clássicos aos mais recentes.

Scribd Um conceito web 2.0: o Scribd permite a qualquer utilizador colocar online os seus documentos, em qualquer formato. Encontra-se de tudo, desde banda desenhada a trabalhos de investigação.

Issuu Um passo à frente sobre o Scribd: este site converte ficheiros em pdf, permitindo a leitura online com um leitor de livros em flash elegante, que captura a sensação de virar as páginas e folhear as obras. A explorar.

A Ficção Científica encontra-se bem representada na rede, com sites como o Infinity Plus, Free Speculative Fiction Online e a Baen Free Library. Para alguns arrepios clássicos, o Literary Gothic arquiva obras ligadas ao fantástico de autores do século XIX.


livros electrónicos num smartphone

Querem mais? Pesquisem no vosso motor de busca favorito pelo termo e-books e descubram como a internet pode ser um espaço de refúgio para o livro.

Como ler todas estas obras? Isso ficará para um outro post, dedicado a software para pc, pda e smartphone que nos permite ler livros electrónicos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa, Itália.
Galileu Galilei foi físico, matemático, astrónomo e filósofo tendo desempenhado um papel bastante importante na Revolução Científica do Sec. XVI. Consulta a wikipedia para saberes mais sobre Galileu em http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei .



"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo."
"A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se alguém a si próprio."
"A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo."

Galileu Galilei

Ultimate Flash Face

Ultimate Flash Face v0.42b

A tecnologia Flash serve para muito mais do que criar jogos e animações. É possível criar interfaces e aplicações através desta tecnologia, permitindo disponibilizar na internet programas que o paradigma computacional tradicional só imagina no computador. Um desses programas acessível por qualquer browser compatível com Flash é este criador de retratos, que permite escolher entre dezenas de modelos de elementos do rosto para criar retratos. É uma forma diferente de abordar um dos trabalhos que se realiza na aula de Educação Visual e Tecnológica, o estudo do rosto, brincando com os elementos gráficos do rosto como peças de um puzzle. O interface gráfico da aplicação, muito low fi, dá também uma curiosa sensação de retrato de polícia científica.
De manhã saí à pressa de casa. Foi no autocarro que me apercebi de um bilhete dobrado na bolsa da mochila. O bilhete dizia:
«Gosto de ti, bué mêmo!...»

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008


Olá a todos. Já há muito tempo que não passava por aqui pelo blogue...mas hoje não pude deixar de vos visitar.Dia 14 de Fevereiro! Parece que lá na escola todos andavam muito felizes. A Anekas até recebeu um peluche enorme em forma de burro a dizer «I Love You»... e o Miguel declarou-se à Katy e prometeu ajudá-la a estudar para o teste de Ciências. A Neuza recebeu flores do Tiago para logo de seguida as amachucar na cabeça do Pedro. Que confusão!Comigo as coisas não correram assim tão bem. Vou contar-vos! Tudo começou quando um dia a mamã me contou que o pai tinha-a convidado para beber «um café» e que nesse dia deram o seu primeiro beijo romântico. Também a avó um dia contou-me que costumava beber café com o avô em frente à lareira e abraçadinhos. Fiquei espantada quando o Micas me disse que os pais dele se tinham conhecido num café da vila e que tinha sido «amor à primeira vista». Hum! Cheguei logo a uma conclusão; «café e amor» combinam bem! Talvez o café altere o coração...ou os olhos... foi então que já em casa, sozinha, fui fazer café e pensar se com aquele odor e sabor eu iria gostar do Francisquinho...é que começava a ter pena dele, das vezes em que ele perdia o autocarro para ficar comigo na paragem. Ou das vezes em que ele caía para trás na cadeira por estar a olhar tombado e de lado para mim, ou das vezes que me dava a sua gelatina ao almoço na cantina da escola...Quando terminei de fazer o café, misturei-lhe uma colher de açucar e fiz umas deliciosas torradas...fiquei a pensar nessa ideia do café e do amor... e questionei-me acerca de todos aqueles namorados que tal como a mamã e o pai começaram a namorar enquanto bebiam café. Bebi tanto café que já muito tarde e na cama não conseguia adormecer. Talvez seja isso! O café desperta as pessoas... Talvez com o café fiquem mais atentas e sem café «andem a dormir» e sem reparar no amor... talvez.....
Se soubesse não tinha bebido café! Queria tanto dormir!!!!!!!!

Dia de S. Valentim





Este foi o cartaz que a professora Sandra António preparou para assinalar o Dia de S. Valentim. Encontram-no no nosso painel informativo, no átrio da escola.



E, afinal, por que razão é este santo o padroeiro dos namorados? Eis a resposta...


Tirando o facto de ter celebrado casamentos quando estes eram legalmente proibidos, não há factos que permitam saber como é que um mártir do Império Romano chegou a símbolo dos casais enamorados cerca de 17 séculos depois da sua morte. Existe apenas uma lenda, cuja veracidade é um pouco duvidosa, segundo a qual São Valentim teria deixado um bilhete de despedida (a 14 de Fevereiro) à filha do seu carcereiro, que entretanto se tornara sua amiga, cujo título era "Do teu Valentim". A partir desta lenda, seria compreensível que, ao longo do tempo, passasse a ser tradição a troca de bilhetes entre apaixonados, por altura da celebração da morte do mártir.





Love, love, love...

Feliz Dia de São Valentim!

All you need is love!
Love is all you need!

É sempre um prazer ouvir The Beatles.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Peanuts by Schulz

Há oito anos era publicada a última tira do genial Peanuts, com o famoso Snoopy. Descobre mais sobre o Snoopy, o seu dono, Charlie Brown, e os seus amigos em http://www.comics.com/comics/peanuts/

Em véspera de Dia de S. Valentim


Para quem se quiser inspirar e escrever um belo postal, aconselhamos a consulta dos livros que encontram na nossa selecção temática.
E, afinal, por que razão é S. Valentim o padroeiro dos apaixonados...? Visitem-nos e desvendarão a resposta.
Açucena
Há um bilhete de amor
dobrado ao meio e colorido
que procura a tua morada branca:
é a borboleta.
Teresa Guedes (Em Branco)
Cota: 82-1 GUE

Inkscape


(imagem de minivla)

Uma das formas de utilizar o computador enquanto ferramenta de desenho é o desenho vectorial. Esta é uma forma de desenhar utilizando formas matemáticas (nós, linhas, figuras geométricas) com uma enorme liberdade de escalabilidade. Um desenho vectorial pode ser ampliado com muita facilidade para o tamanho que se quiser sem perda de qualidade de imagem.

Os programas de desenho vectorial, dos quais os mais conhecidos são o Corel Draw e o Adobe Illustrator são potentes softwares de desenho que desafiam a imaginação a encontrar os seus limites. O desenho vectorial é uma técnica que permite resultados que vão desde o fotorealismo à abstração expressiva. Infelizmente, estes programas são caros e difíceis de dominar.

Disponivel para Linux e portado para o Windows, o Inkscape é um programa de desenho vectorial ainda em fase de desenvolvimento que apesar de ainda não ser capaz de substituir os programas mais tradicionais em uso profissional apresenta já um impressionante conjunto de funcionalidades. O Inkscape é fácil de utilizar, exporta imagens em vários formatos, trabalha com o formato .svg, legível pelos browsers, é divertido e... tem custo zero.

O DeviantArt tem imagens arrebatadoras criadas em Inkscape. Esta imagem de uma borboleta foi criada por uma criança de 12 anos, o que mostra como é fácil utilizar este programa. Está disponível para download em Inkscape.org com versões para Windows, Mac e Linux.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Dia Europeu da Internet Segura

Hoje é assinalado em toda a EUropa o dia da Internet Segura. Aproveito a oportunidade para divulgar o Projecto DADUS.
Dadus é o diminutivo de Eduardo que é o rosto da nova campanha de prevenção promovida pela Comissão Nacional de Protecção de Dados que visa alertar os pais e os mais jovens utilizadores da Internet para os perigos que correm quando divulgam os seus dados pessoais a estranhos.

Descobre do que se trata em: http://dadus.cnpd.pt/content_pages/view/4

Não te esqueças de 3 regras fundamentais:
1. Não divulgues os teus dados pessoais;
2. Não marques encontros com estranhos;
3. Informa os teus pais de qualquer situação que te cause incómodo ou que consideres estranha;

The Three Musketeers / Os Três Mosqueteiros

Quem não conhece a história dos Três Mosqueteiros?
A história de D'Artagnan que quer lutar pela sua pátria e Rei - ele quer ser um Mosqueteiro. A Rainha está em perigo e os mosqueteiros têm de salvá-la, os guardas do Cardeal tentam impedir que eles tenham sucesso. Quais são então os planos do Cardeal e quem é a misteriosa e bonita "Milady"?
Porque não ler esta história empolgante na sua versão simplificada em inglês ou português? Deixo-te aqui as cotas dos referidos livros. Boas leituras!
82-111 DUM 82-3 DUM

É verdade, e porque não, depois de leres o livro, passares pelo clube de vídeo e alugar o filme? Garanto que será uma tarde bem passada!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nelson Mandela


Nunca é demais lembrar que até há bem pouco tempo existia o apartheid num país deste mundo!

Após mais de 27 anos de prisão Nelson Mandela foi libertado a 11 de Fevereiro de 1990, era o início do longo processo da democracia na África do Sul. Em 1993 Mandela viria a receber o Prémio Nobel da Paz e um ano mais tarde, a 27 de Abril, era eleito o primeiro Presidente negro da África do Sul.

Estatística do Centro de Recursos - 1.º Período





O nosso Centro de Recursos tem registado uma grande afluência de "clientes".
Vejam a estatística do 1º Período.

Fernando Lopes

domingo, 10 de fevereiro de 2008

The times they are a-changin'

A 10 de Fevereiro de 1964 era lançado o álbum The times they are a-changin', de Bob Dylan. Para quem não conhece, ou simplemente queira recordar, deixo aqui a letra e um vídeo da música considerada, por muitos, um marco e hino de uma geração que mais tarde viria a ser conhecida como hippie.

No lançamento do álbum Bob Dylan escreveu: "I wanted to write a big song, some kind of theme song, with short, concise verses that piled up on each other in a hypnotic way. This is definitely a song with a purpose. I knew exactly what I wanted to say and who I wanted to say it to."

Come gather 'round people
Wherever you roam
And admit that the waters
Around you have grown
And accept it that soon
You'll be drenched to the bone.
If your time to youIs worth savin'
Then you better start swimmin'
Or you'll sink like a stone
For the times they are a-changin'.

Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'.
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'.

Come senators, congressmen
Please heed the call
Don't stand in the doorway
Don't block up the hall
For he that gets hurt
Will be he who has stalled
There's a battle outside
And it is ragin'.
It'll soon shake your windows
And rattle your walls
For the times they are a-changin'.

Come mothers and fathers
Throughout the land
And don't criticize
What you can't understand
Your sons and your daughters
Are beyond your command
Your old road isRapidly agin'.
Please get out of the new one
If you can't lend your hand
For the times they are a-changin'.

The line it is drawn
The curse it is cast
The slow one now
Will later be fast
As the present now
Will later be past
The order is
Rapidly fadin'.
And the first one now
Will later be last
For the times they are a-changin'.






Coraline

Image hosting by Photobucket

Coraline e a Porta Secreta, Neil Gaiman, Editorial Presença (Colecção Estrela do Mar), Lisboa, 2003
Entrevista de Neil Gaiman no Público
Página Oficial de Neil Gaiman

Coraline (não confundam, pois ela detesta que lhe chamem Caroline) é uma jovem rapariga que vive numa grande casa com os seus sempre muito ocupados pais e alguns vizinhos um pouco estranhos. Coraline é uma exploradora nata, curiosa e inquisitiva, o que a ajuda a passar o tempo livre. Coraline deseja passar esses tempos com os seus pais, mas estes estão sempre ocupados, sempre frente ao computador a trabalhar. Assim, Coraline vai visitando Miss Spink e Miss Forcible, duas velhas solteironas que passam os dias a beber chá e a recordar os seus tempos de actrizes, e vai evitando o Sr. Bobo, um velhote estranho que lhe confidencia que está a treinar ratos para um espectáculo de circo. Coraline vive numa mansão que foi dividida em apartamentos, e um dia, ao contar o número de portas do seu apartamento (ideia do seu pai, que não a queria à sua volta enquanto trabalhava no escritório), descobre que este tem treze que abrem, e uma décima quarta que não abre. Ou melhor, abre, mas dá em cheio para um muro. Coisa estranha, pensa Coraline, que começa a imaginar o que estará para lá do muro.

Um dia, Coraline abre a porta, e... mais não conto, leiam o livro!

Tendo iniciado a carreira nos comics, onde foi responsável por alguns dos mais interessantemente escritos comics - caso de The Sandman, Neil Gaiman ultimamente tem-se dedicado à escrita, contando já com uma considerável obra que o coloca como uma das vozes mais interessantes da literatura fantástica. Da sua obra, podemos encontrar editados em português livros como Stardust, Neverwhere, Bons Augúrios (escrito em colaboração com Terry Pratchett) e este Coraline. O sucesso de Gaiman perante a crítica e os leitores talvez augure a publicação dos seus últimos romances, American Gods e Anansi Boys.

A obra de Gaiman parece sempre girar à volta do mesmo tema: um jovem, ou uma jovem, não muito própriamente adaptado ao mundo real que o rodeia, encontra portas para um outro mundo paralelo, ao mesmo tempo maravilhoso e assustador, onde vive estranhas aventuras enquanto tenta regressar a uma realidade à qual nunca verdadeiramente pertenceu. Gaiman é exímio a retratar mundos de sonho, e a imaginar fantásticas realidades paralelas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Amai os vossos inimigos.

A propósito do quarto centenário desse indomável orador (apesar de alguns abanões da Inquisição) que foi o Padre António Vieira (como lembrou, e bem, a colega Pipa) e porque hoje é a primeira sexta-feira da Quaresma, aqui deixo, para reflexão, o início do
Sermão da Primeira Sexta-Feira da Quaresma (1644):

Diligite inimicos vestros.

I
Temos hoje em controvérsia os dois mais poderosos afectos, e os dois mais perigosos da vontade humana. Tão poderosos que, se a vontade o vence, é senhora; tão perigosos que, se eles vencem a vontade, é escrava. E que dois afectos são estes? Amor e ódio. O amor tem por objecto o bem, para o abraçar; o ódio tem por objecto o mal, para o fugir; e este é o poder universal, que se estende sem limite a quanto tem o mundo. Mas, como o mal muitas vezes anda bem trajado, e o bem, pelo contrário, mal vestido, daqui vem que, enganada a vontade com as aparências, facilmente ama o mal, como se fora bem, e aborrece o bem, como se fora mal: e aqui está o perigo. Os antigos diziam: amai a quem vos ama, e aborrecei a quem vos aborrece, isto é: querei bem a quem vos quer bem, e querei mal a quem vos quer mal. Mas este mesmo ditame, ainda hoje tão seguido, posto que parece fundado em igualdade e justiça, é o maior e mais perigoso erro que a Sabedoria divina veio alumiar e reformar ao mundo. Neste Evangelho nos manda Cristo amar aos inimigos, e em outro nos manda aborrecer os amigos; neste nos manda amar aos que nos têm ódio, em outro nos manda ter ódio aos que nos amam; e sendo o mesmo legislador divino o autor destes dois preceitos tão encontrados, daqui se deve persuadir a nossa pouca capacidade, que nem sabemos o que é amor, nem sabemos o que é ódio; nem sabemos amar, nem sabemos aborrecer; nem sabemos querer bem, nem sabemos querer mal. Engana-nos o mal com aparências de bem, e leva-nos o amor; engana-nos o bem com aparências de mal, e mete-nos no coração o ódio. E que fará a triste vontade enganada assim, e cativa? O desengano destes dois erros é o que eu determino pregar hoje, e ensinar, não às más, senão às boas vontades, como hão-de saber amar, e como hão-de saber aborrecer. É matéria em que, depois de disputada a controvérsia, vos hei-de descobrir um admirável segredo. Ajudai-me a pedir a graça. Ave Maria.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Padre António Vieira, 06-02-1608 / 18-07-1697


António Vieira

O céu 'strela o azul e tem grandeza.
Este, que teve a fama e à glória tem,
Imperador da língua portuguesa,
Foi-nos um céu também.

No imenso espaço seu de meditar,
Constelado de forma e de visão,
Surge, prenúncio claro do luar,
El-Rei D. Sebastião.

Mas não, não é luar: é luz do etéreo.
É um dia; e, no céu amplo de desejo,
A madrugada irreal do Quinto Império
Doira as margens do Tejo.

Mensagem, Fernando Pessoa





sábado, 2 de fevereiro de 2008

James Joyce




A 2 de Fevereiro de 1882 nascia em Dublin, Irlanda, o escritor James Joyce. Das suas obras destacam-se:
Dubliners - 1914, Portrait of the Artistist as a Young Man - 1916, Ulysses - 1922, Finnegans Wake - 1939

"A man of genius makes no mistakes; his errors are volitional and are the portals of discovery."

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Site do Mês de Fevereiro


A nossa sugestão para site do mês de Fevereiro relaciona-se com a matemática, essa disciplina, amada por uns e odiada por muitos.

Somar e subtrair usando os dedos, temos de estar de acordo, todos já o fizemos e é muito fácil. E então se fosse multiplicar? Bom, também não parece ser difícil!


Vejam o site deste mês de Fevereiro e aprendam como fazer.

Fernando Lopes